Nevoeiro e nuvens baixas, na maioria dos dias, se formam à noite e persistem ainda em parte da manhã, dissipando-se na sequência e dando lugar ao sol. Mas não será o caso de hoje em parte do Rio Grande do Sul, assim como a MetSul havia previsto, com o tempo seguindo fechado o dia todo.

METSUL
A imagem de satélite do meio-dia desta quarta-feira (9) mostrava o céu encoberto por nevoeiro ou nuvens baixas em muitas cidades do estado, especialmente do Sul, Centro e o Leste gaúcho, incluindo Porto Alegre e a região metropolitana.
O tempo estava muito aberto durante a manhã com sol no Oeste, parte do Centro, no Noroeste e na maioria das localidades da Metade Norte gaúcha.
Uma vez que se são nuvens baixas, em diferentes pontos há possibilidade de ocorrência de garoa, mas a precipitação é via de regra inapreciável, tão fraca que sequer chega a ser registrada em pluviômetros (que medem chuva).
Com a manutenção das nuvens baixas e do nevoeiro em vários pontos das Metades Sul e Leste do Rio Grande do Sul, o frio vai persistir o dia todo junto com a nebulosidade nestas localidades com tempo fechado, ou seja, com máximas baixas.
Já nas localidades com o tempo aberto e sol no Oeste e no Noroeste aquece muito mais e as máximas em muitos municípios ficam perto, ao redor ou pouco acima dos 20ºC, em grande contraste com as cidades do Sul e do Leste gaúcho que terão marca menores e em várias abaixo ou pouco acima dos 10ºC na tarde de hoje.
Ao meio-dia, estações do Instituto Nacional de Meteorologia indicavam no setor frio (com nuvens baixas) temperatura de 7,1ºC em Canguçu; 8,7ºC em Caçapava do Sul; 8,9ºC em Encruzilhada do Sul; 10,2ºC em Jaguarão; 10,3ºC em Camaquã; 10,6ºC em São Gabriel; 10,8ºC em Bagé; 11,0ºC em Rio Grande; 11,4ºC em Rio Pardo; e 11,6ºC em Porto Alegre.
No mesmo horário, no setor mais quente (com sol) fazia 17,0ºC em Palmeira das Missões; 17,2ºC em Frederico Westphalen; 17,5ºC em Santiago; 18,3ºC em São Borja; e 18,5ºC em Quaraí.
As nuvens baixas e nevoeiro persistentes hoje estão diretamente associados à inversão térmica. A sondagem por balão meteorológico na base aérea de Santa Maria das 9h desta quarta mostrava temperatura de 9,8ºC em superfície, mas entre 400 e 1100 metros de altitude a temperatura estava mais alta com até 12,6ºC a 800 metros de altitude.
Inversão térmica é um fenômeno atmosférico em que a temperatura do ar aumenta com a altitude, o oposto do comportamento normal da atmosfera. Em condições normais, o ar mais quente está próximo da superfície e o mais frio nas camadas superiores, permitindo a circulação vertical do ar.
Na inversão, uma camada de ar mais quente forma uma espécie de “tampa” sobre o ar frio próximo ao solo, impedindo essa circulação. Essa condição favorece a formação de nevoeiro e nuvens baixas.
Como o ar frio é mais denso e permanece estagnado junto ao solo, a umidade relativa aumenta, facilitando a condensação do vapor d’água em forma de gotículas suspensas, originando o nevoeiro e as nuvens baixas, que impedem maior elevação da temperatura durante o dia.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.