Mycchel Legnaghi

Uma massa de ar frio emendou na outra e vai prolongar a sequência de madrugadas com frio e geada no Sul do Brasil.

O fim de semana teve ainda noites geladas e no sábado fez 7,2ºC abaixo de zero em Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina (foto), menor mínima do ano até agora do ano no Sul do país. Ontem, novamente marcas negativas com 5,5ºC abaixo de zero em Bom Jardim da Serra. Foi o 29º dia neste ano com temperatura que caiu abaixo de zero no estado catarinense.

No Rio Grande do Sul, o domingo não teve mínima negativa, mas o sábado anotou 1,4ºC abaixo de zero em São José dos Ausentes. Foi o 13º dia de 2020 em que a temperatura caiu a valores negativos no Estado, número altíssimo antes mesmo da chegada do inverno.


E, por falar em inverno, a estação tem início hoje pelo critério climatológico. O trimestre junho a agosto forma o denominado inverno climático. O começo pelo critério astronômico se dará no dia 20. Neste primeiro dia do inverno climático, o Rio Grande do Sul estará sob a influência de nova massa de ar frio que começou a ingressar ontem.

Hoje, o frio mais intenso ocorre no Oeste, Sul e no Centro do Estado, onde deve gear em alguns pontos. As madrugadas mais frias desta semana, entretanto, são esperadas para amanhã e na quarta-feira com geada em maior número de localidades e chance de mínimas negativas nas áreas de maior altitude.