Anúncios

Repetindo o que ocorreu no Brasil no último outono, condições de inverno chegam mais cedo nos Estados Unidos. Mais de 200 milhões de norte-americanos estão sob alerta de frio intenso. O ar mais frio até agora neste outono quebrou dezenas de recordes. A massa de ar frio, que tem enorme abrangência, avança do Meio-Oeste e da fronteira com o Canadá até a costa do Golfo do México e o Panhandle (Noroeste) da Flórida.

Um sistema de alta pressão com ar gelado vindo do Canadá é responsável por inaugurar a temporada invernal mais cedo que o habitual neste ano e continuará a influenciar o tempo dominar o clima no Meio-Oeste, Sul e Leste dos Estados Unidos.

A onda de frio traz as temperaturas mais baixas desde abril em muitas áreas. A maioria dos locais das Planícies Centrais e do Sul até as costas do Golfo e do Leste devem ver temperaturas entre 7ºC e 15ºC abaixo da média. O ar frio começou a entrar no país a partir do Canadá na segunda-feira e vem expandindo seu alcance mais ao Sul e ao Leste nos últimos dois dias.

O avanço do ar mais frio muito mais ao Sul e antes do que é normal no outono se dá pelo vento na alta atmosfera com a ondulação da corrente de jato. Com isso, o ar muito gelado do Ártico avançou do Canadá para os Estados Unidos a Leste das Montanhas Rochosas.

Normalmente, as primeiras nevadas ocorrem ao redor do Halloween (31 de outubro) ou em novembro, mas o frio trouxe grande precipitação de neve em algumas áreas mais ao Norte, como em Michigan, onde algumas cidades tiveram até 40 cm de acumulação.

Na manhã de quarta-feira, até 18 polegadas de neve foram relatadas perto de Marquette e National Mine, Michigan, bem como em Gile, Wisconsin. O total de 18 polegadas em Marquette estabeleceu um recorde para a maior queda de neve de dois dias no mês de outubro.

MNDOT/DIVULGAÇÃO

A invasão de ar frio levou o Serviço Nacional de Meteorologia a emitir avisos de congelamento e avisos de geada para mais de 60 milhões de norte-americanos. Mesmo o Norte da Flórida, que deveria estar com calor, teve temperaturas generalizadas hoje cedo ao redor de 0ºC.

Dezenas de recordes de mínimas foram igualados ou quebrados nas manhãs de terça e hoje à medida que o ar gelado expandia seu alcance. Um recorde de mínima notável foi estabelecido na manhã da terça em Kansas City, Missouri, que caiu para -3,8ºC e quebrou seu recorde diário anterior de 18 de outubro de -2,2ºC, estabelecido em 1972. Uma mínima de -3,8ºC é mais típica em meados de dezembro do que na metade de outubro.