Anúncios

O tempo aberto com o retorno do sol permitiu ter uma compreensão da extensão das inundações no Leste do Uruguai, onde ainda existem mil desabrigados. São enormes as áreas ainda cobertas pelas águas, mesmo que elas tenham recuado um pouco. Um fotógrafo do jornal observador, com produção de Marcelo Umpiérrez, sobrevoou hoje a bordo de aeronave da Força Aérea Uruguaia as zonas de Aiguá, Vergara, Represa Arrocera de India Muerta, Melo, Treinta y Tres e San Ramón. São dezenas de estradas vicinais cortados pelas águas e muitos animais isolados no campo pelas inundações (galeria completa).


A abertura do tempo nesta quarta permitiu também ter uma visão das inundações no Uruguai a partir do espaço. Impressiona demais a diferença entre as imagens de satélite em alta resolução de hoje e de 20 dias atrás das áreas atingidas pela chuva extrema superior a 300 mm. Veja na animação abaixo entre as duas imagens (29 de agosto e 18 de setembro) como enormes áreas dos departamentos de Rocha e Cerro Largo, especialmente nas proximidades da Lagoa Mirim, estão debaixo d’água.


Não há previsão de chuva forte para as áreas atingidas nos próximos dias. Regiões do Uruguai próximas do Rio Grande do Sul podem ter instabilidade no fim de semana e começo da semana, mas com volumes muito baixos, segunda análise da MetSul.