Uma intensa corrente de jato em baixos níveis da atmosfera vai trazer vento do quadrante Norte moderado com rajadas fortes até o começo do domingo no Rio Grande do Sul. As rajadas em muitas cidades podem passar dos 50 km/h com marcas em alguns pontos até de 70 km/h ou mais, alerta a MetSul Meteorologia.
Em termos leigos, a corrente de jato em baixos níveis é uma corrente de ar estreita encontrada na baixa atmosfera, normalmente em torno do nível de pressão de 850 hPa (ou cerca de 1500 metros de altitude), atuando entre um e dois quilômetros de altura.
Ou seja, é um corredor de vento nas camadas baixas da atmosfera. Estas correntes de jato em baixos níveis (JBN) a Leste dos Andes trazem ar quente e costumam se originar na Bolívia ou no Centro-Oeste do Brasil.
O corredor de vento, em regra, tem uma extensão de centenas de quilômetros do Sul da região amazônica até a bacia do Rio Prata ou o Rio Grande do Sul, para onde transporta ar quente, normalmente antes de frentes frias e ciclones.
As regiões que mais devem sentir o vento Norte são o Oeste, o Centro e o Sul gaúcho, além de áreas do Oeste de Santa Catarina e do Paraná, mas os efeitos devem ser mais percebidos no território gaúcho.
O vento, que deve soprar com rajadas em média de 40 km/h a 60 km/h, mas que em alguns pontos pode atingir ou passar dos 70 km/h, afeta mais nesta sexta o Oeste e o Sul gaúcho. Neste sábado, o vento tende a ganhar força nestas regiões e outras áreas do estado à medida que o jato atinge a sua intensidade máxima. No domingo, no começo do dia, o vento Norte deve ser mais forte na região de Santa Maria e áreas da Metade Norte.
Em Santa Maria, no Centro do estado, pelo relevo local, também podem ocorrer rajadas fortes em alguns momentos de vento do quadrante Norte acima de 50 km/h, mas que em alguns momentos podem ser mais intensas com velocidades entre 60 km/h e 80 km/h, gerando um forte aquecimento (aquecimento adiabático) associado ao relevo.
Veja nos mapas a seguir com as projeções de velocidade do vento do nosso modelo de alta resolução WRF como o tempo deve se tornar ventoso no Rio Grande do Sul e nos países vizinhos da região nesta sexta e durante o fim de semana.
O Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet) emitiu um aviso à população sobre o forte vento do quadrante Norte: “A partir da tarde e noite da sexta-feira e até a tarde e noite de sábado, prevê-se vento sustentado de Norte com fortes rajadas que afetarão todo o território nacional. Este evento será acompanhado por um aumento das temperaturas”, diz o órgão oficial de Meteorologia do Uruguai.
#InformaciónALaPoblación pic.twitter.com/BLtPNPb3l1
— Inumet (@MeteorologiaUy) July 20, 2023
Esta corrente de jato será responsável por trazer ar muito quente para o Rio Grande do Sul entre hoje e o domingo com tardes de calor em pleno mês de julho e máximas muito acima da média desta época do ano.
As máximas à tarde, que no começo da semana estavam entre 10ºC e 15ºC, a partir de hoje ultrapassam os 25ºC em um grande número de localidades. Em algumas, atingem de 27ºC a 29ºC.
As tardes de amanhã e do domingo devem ter 25ºC a 28ºC na maioria dos municípios e 28ºC a 30ºC em diversos pontos, sobretudo da Fronteira Oeste, Noroeste, centro do estado, vales e Grande Porto Alegre. Em alguns locais, podem passar de 30ºC.
Uma vez que a corrente de jato será intensa, o aquecimento em algumas cidades de vales e encosta de Serra pode ser acentuado com marcas tão altas quanto 30ºC a 32ºC. O calor tende a ceder na segunda com instabilidade em parte do estado, como no Sul gaúcho.