Raios na noite de quinta-feira em Santa Cruz do Sul (Luana Rodrigues/Gazeta do Sul)

Fortes áreas de instabilidade se formaram ontem (10) no Rio Grande do Sul, resultado do ingresso de ar muito quente em altitude. Essas áreas avançaram de Oeste para o Leste do Estado entre a tarde e a noite com chuva e descargas elétricas. Em alguns locais, houve alta incidência de raios, especialmente na última noite, por conta da formação da frente quente. Os volumes de chuva foram baixos na maioria dos municípios. A frente quente no Estado ainda provocou queda localizada de granizo no interior gaúcho. Houve registro do fenômeno em pontos, por exemplo, de Itaqui, São Paulo das Missões e Santa Maria, entre outras cidades. No geral, o granizo foi miúdo e não causou danos. Já o vento soprou moderado a forte durante horas na maior parte do Rio Grande do Sul por conta da mudança do tempo.

Muitas nuvens são esperadas nesta sexta-feira no Rio Grande do Sul, especialmente no Oeste, Centro, Sul e Leste do Estado chuva e garoa em muitas cidades. A instabilidade é mais forte no Oeste e principalmente no Sul, onde os volumes de chuva devem ser os mais altos com precipitações moderadas a fortes. No Noroeste e no Norte, o sol aparece com nuvens em dia quente e abafado com vento Norte. As máximas podem se aproximar ou passar dos 30ºC em pontos próximos de Santa Catarina no Médio e Alto Uruguai. Algumas áreas que começaram esta sexta-feira com chuva devem ter a melhora do tempo e o sol pode aparecer à medida que a frente quente recua para o Sul. Será um dia novamente ventoso no Estado com rajadas fortes em alguns municípios.

 

Alta incidência de raios acompanhando a chegada das nuvens carregadas na noite de quinta-feira em Soledade e Alto do Botucaraí (Robson Dipp)

A instabilidade segue no fim de semana. O sábado será de muitas nuvens no Rio Grande do Sul. Chove desde cedo em algumas regiões, especialmente no Oeste e no Sul, onde as pancadas podem ser localmente fortes e com raios, não se descartando granizo isolado. Já nas demais regiões, onde o sol até aparece com nuvens em diversos pontos, instabilidade maior entre a tarde e a noite com ocorrência de raios e temporais localizados. Até o fim do dia grande parte do Estado estará com tempo instável. Segue mais quente no Norte e no Noroeste e o território gaúcho terá outro dia ventoso com rajadas fortes em algumas localidades. Frente fria atuará sobre o Rio Grande do Sul no domingo e traz chuva para todo o Estado no decorrer do Dia dos Pais. Alerta-se para pancadas fortes e altos volumes de precipitação em diversas regiões gaúchas. As pancadas podem vir acompanhadas por raios e não são descartados temporais isolados de vento forte e granizo. O tempo seguirá ventoso no Estado. Na segunda-feira, a perspectiva é de afastamento da instabilidade com o retorno do sol acompanhado de nuvens para a maior parte do território gaúcho.