Massa de ar excepcionalmente quente cobre grande parte do Brasil. Recordes históricos de calor são quebrados em estados como Mato Grosso do Sul, São Paulo e o Paraná. As máximas ontem voltaram a ficar entre 39ºC e 42ºC em estados como Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais (foto abaixo de Marcelo Camargo/ABr). O ar quente começa a escoar para o Sul hoje pelo interior do continente, a partir do Norte da Argentina, e alcançará o Rio Grande do Sul. Com o sol, nosso Estado terá um dia de calor à tarde com mais de 30ºC na maioria das regiões e máximas de 35ºC a 37ºC no Noroeste. No fim do dia não se afasta chuva isolada com raios em pontos do Oeste e do Sul.
Ao encontrar a umidade na parte central do território argentino, o ar muito quente deve estimular a formação de potentes áreas de tormentas da tarde para a noite de hoje. As tempestades avançam para o Uruguai na próxima noite e o território uruguaio pode ter chuva forte a intensa com tormentas intensa de vento e granizo na primeira metade da quinta-feira. Na sequência, os temporais com muita chuva, vendavais e granizo vão atingir o Rio Grande do Sul. Os índices de instabilidade para a noite de hoje são muito altos no Norte da Argentina. Os valores de CAPE (Convection Available Potential Energy) chegam a 4000 J/Kg, ou seja, altíssimos e indicativos de potencial para intensa instabilidade na zona com vários temporais.
A MetSul alerta que no decorrer da quinta-feira, a intensa instabilidade da Argentina e do Uruguai avançará pelo Rio Grande do Sul com chuva localmente forte a intensa em diversas regiões gaúchas e potencial elevadíssimos de temporais de vento e granizo. Os volumes de chuva em muitas cidades podem ser elevados em curtos períodos, o que pode causar alagamentos. Cidades mais ao Noroeste e Norte devem ter calorão ao passo que nas demais regiões aquece bem menos em razão da chuva e dos temporais que vão chegar ao longo do dia. Porto Alegre está na área de risco e pode enfrentar chuva forte, não se descartando temporal, no decorrer da quinta. Como persistirá a alimentação do ar quente com abundante umidade sobre o Rio Grande do Sul, a atmosfera estará ainda extremamente instável no Estado na sexta-feira e no fim de semana, quando múltiplas ocorrências de chuva forte e tempestades são esperadas, algumas intensas a severas e com potencial de causar transtornos e danos. Momentos de melhoria devem chega a ocorrer com aquecimento entre sexta e domingo, mas para logo depois dar lugar novamente à chuva e aos temporais (alguns de forte intensidade) com a manutenção do ar bastante instável.