Anúncios

A instabilidade chegou na madrugada desta sexta-feira com eventos de chuva forte, vendaval isolado e muitos raios entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ao mesmo tempo a frente fria em formação trouxe nuvens de grande desenvolvimento vertical e topo frio ao redro de -70°C. Como resultado a chuva mais forte e volumosa como se esperava ocorreu em cidades da Metade Norte do Estado com acumulados altos em poucas horas.

De acordo com levantamento na rede de dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais e do Instituto Nacional de Meteorologia choveu  entre 50 e 90 mm em municípios da Metade Norte do estado gaúcho.  Em Soledade foi registrado o maior acumulado do Estado nesta sexta. Em outra palavras esse volume representa 65% da média histórica do mês de junho e é o maior acumulado de 24 horas em Soledade desde o dia 24 de março quando choveu 100 mm.


Já na  Capital e região metropolitana o acumulado de chuva oscilou ao redor de 20 mm em muitos bairros com acumulado de 33 mm no bairro Agronomia o que representa 25% da média histórica mensal. Esse foi o segundo evento de chuva significativo da Capital em junho.

RANKING DA CHUVA:


Soledade 87 mm

São Luiz Gonzaga 82 mm

Lagoa Bonita do Sul 70 mm

Frederico Westhphalen  59 mm

Entre Ijuís 57 mm

Cachoeira do Sul 54 mm

Ijuí 50 mm

Passo Fundo 49 mm

Teutônia 46 mm

 

RANKIN DO VENTO :

Bom Jardim da Serra/SC 110 km/h

Soledade 83 km/h

Rio Pardo 74 km/h

Canela 59 km/h

Chapecó 50 km/h

Teutônia 50 km/h

Porto Alegre 50 km/h

 

NAS PRÓXIMAS HORAS A INSTABILIDADE LEVA CHUVA E TEMPORAIS PAR A SANTA CATARINA E PARANÁ

Imagem de satélite mostra que as nuvens mais carregadas atuam entre o Norte do RS, parte de SC e PR | METSUL

Áreas de instabilidade associadas ao avanço de uma frente fria avançam com mais força ao longo da tarde e da noite desta sexta-feira entre o Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Há potencial para eventos isolados de chuva forte, com previsão de raios e rajadas de vento moderadas a fortes nos estados vizinhos. Simultaneamente não se descarta a ocorrência de granizo pontual. Em contrapartida o volume de precipitação não deverá repetir os acumulados altos ocorrido no território gaúcho. Nesse interim modelos indicam que a chuva mais expressiva no Oeste da região. Modelos projetam de 30 a 50 mm.

Projeção de chuva mais forte atingir o Centro/Leste de Santa Catarina e vários pontos do Paraná hoje a tarde| METSULNo Rio Grande do Sul a tendência é de melhora nas condições do tempo em grande parte das regiões com a chegada do ar seco e frio associado ao ingresso de uma massa de ar de origem polar. Como resultado o tempo abre no Sul e Oeste com previsão de acentuado declínio de temperatura e sensação de frio. Nas faixas Norte e Leste as nuvens seguem e a chuva tende a perder força. A temperatura tende a cair a noite na grande maioria das regiões.

Anúncios