A MetSul Meteorologia adverte para o risco de chuva forte e temporais com granizo no sul do país na sexta-feira. A primeira vista a queda na pressão atmosférica entre o Paraguai e o Oeste do Rio Grande do Sul associado a forte corrente de jato eleva o potencial para tempo severo isolado. Como resultado o tempo se instabiliza rápido ao longo do dia com previsão de muitas nuvens e chuva a qualquer hora.

CAUSAS DA  INSTABILIDADE 

Corrente de jato de baixos níveis prevista para atuar na sexta-feira poderá gerar temporais | METSUL

CLASSICO DE INVERNO

Posteriormente a instabilidade irá formar uma frente fria que com impacto no tempo até parte do Sudeste. De antemão a condição sinótica prevista para os próximos dias será clássica de inverno no território Nacional. Em outra palavras irá aquecer um pouco antes da chuva e irá fazer frio após a passagem dela pela região. Em seguida uma forte corrente de jato de baixo níveis que atua a 1500 metros de altura da superfície e auxilia o canal primário da Amazônia a convergir em direção ao Sul do continente trazendo o aporte de umidade necessário para formar as nuvens de chuva. O vento ingressa de Norte/Noroeste transportando ar mais quente  e úmido na direção do Sul do país.

Canal primário de umidade proveniente da Amazônia converge para o Sul trazendo chuva| METSUL

Ao mesmo tempo um grande contraste térmico, com forte gradiente de temperatura irá intensificar o potencial de instabilidade com maior risco de temporais isolados. Em outras palavras irá chover e os temporais poderão deflagrar vendavais isolados e queda de granizo. Ao mesmo tempo  episódios de chuva forte a torrencial poderão ocorrer e modelos projetam potencial para chuva volumosa em algumas áreas.

Grande contraste térmico típico da atuação de frentes frias | METSUL

Levando-se em conta que os últimos dias foram frio e na atmosfera ainda retém em níveis mais altos esse ar gelado há potencial para queda de granizo. Com relação a  a quantidade de chuva a expectativa é de chover mais na Metade Norte do estado gaúcho. De uma forma geral, a previsão é por acumulados ao redor de 50 a 75 mm  entre o Centro e o Norte, com 75 a 100 mm do Centro ao Noroeste. A previsão é de pancadas de chuva em grande parte de Santa Catarina e Paraná, porém em geral com acumulados de precipitação  que deverão oscilar entre 20 e 40 mm. Nesse interim não descarta eventos isolados, pontuais de chuva mais volumosa. No fim da tarde e a  noite a frente faz a chuva alcançar o Sul e Oeste de São Paulo e parte de Mato Grosso do Sul.

 

Saída do modelo atmosférico canadense projeta chuva volumosa para a Metade Norte do RS na sexta | METSUL

Anteriormente a isso, as rajadas de vento poderão ganhar força entre a noite de quinta e madrugada no interior dos três estados do Sul. Ao longo da sexta há potencial para rajadas de vento ao redor de 60 a 80 km/h em pontos da Metade Norte do território gaúcho, Metade Sul e Oeste de Santa Catarina e Oeste do Paraná no turno da manhã. Durante a tarde e a noite as rajadas de forma isolada poderão ocorrer em parte do Leste da região.