Áreas de instabilidade avançam da Argentina para o Rio Grande do Sul e vão promover uma mudança no tempo no Estado entre hoje e amanhã. Imagens de radar e de sensores de raios já mostravam a instabilidade atuando logo a Oeste de Uruguaiana e Barra do Quaraí no final da manhã desta terça-feira (16).
Primeiramente, a mudança do tempo está associada à aproximação de uma frente fria. A tendência é que a instabilidade nesta tarde ingresse no Oeste gaúcho.
Até o fim do dia, as nuvens mais carregadas devem alcançar pontos da Campanha e do Centro do Estado com o avanço da frente. Não se afasta instabilidade ainda no final do dia no Noroeste e no Sul gaúcho.
Calorão precede chuva
Como a instabilidade avançará numa atmosfera muito aquecida, afinal a tarde de hoje vai ser de forte calor, há risco de temporais isolados. No geral, entretanto, o cenário vai ser mais propício para chuva que temporais.
Na Argentina, a instabilidade trouxe chuva de 30 mm a 50 mm em vários pontos das províncias centrais do país nas últimas horas.
As ocorrências de tempo severo, porém, até o momento, foram escassas e isoladas no país vizinho.
No decorrer da quarta-feira, a frente fria vai avançar pelo Rio Grande e trazer chuva para todas as regiões. Chegará a regiões como, por exemplo, a Serra, a Grande Porto Alegre e o Litoral Norte.
Permanece o risco de chuva localmente forte e de temporais isolados, especialmente no Noroeste e Norte do Estado.
Chuva irregular
A chuva que atingirá o Rio Grande do Sul entre hoje e amanhã será irregular na distribuição e muito variável em volumes.
O cenário que se desenha é chuva forte e volumosa isolada, mas pouca chuva em grande número de municípios.
Por fim, o sistema frontal trará chuva e risco de temporais isolados também em Santa Catarina e o Paraná entre amanhã e quinta. A instabilidade será maior no Oeste dos dois estados.