Anúncios

Fogo ainda está fora de controle em vários incêndios florestais ao redor da Los Angeles | DAVID SWANSON/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Incêndios florestais fora de controle ao redor de Los Angeles continuaram a crescer, forçando famílias a evacuar e cobrindo o céu com fumaça sufocante. Três incêndios separados eclodiram ao redor da segunda maior cidade dos Estados Unidos, alimentados por uma onda de calor severa e intensificados por ventos fortes.

Incêndios florestais são uma parte natural do ciclo da vida selvagem e não são incomuns na Califórnia e em outras partes do Oeste dos Estados Unidos nesta época do ano. Após dois anos de incêndios relativamente moderados, 2024 está se revelando um ano de muito fogo. Dois invernos úmidos geraram crescimento abundante da vegetação, que agora secou após um longo e quente verão, deixando para trás muito combustível inflamável.

Milhares de bombeiros, com o apoio da Guarda Nacional, estavam lutando para conter a propagação dos incêndios que avançavam por vegetação seca como palha. Não houve relatos de mortes ou feridos graves, mas dezenas de milhares de casas e empresas estão sendo ameaçadas pelas chamas iminentes.

O incêndio de rápido alastramento denominado de “Airport Fire”, no Condado de Orange, consumiu mais de 3.600 hectares desde que começou acidentalmente na tarde de segunda-feira, causado por trabalhadores operando equipamentos pesados. O incêndio, ao Sudoeste de Los Angeles, estava lançando uma densa fumaça no ar, levando ao fechamento de escolas próximas.

O Capitão Steve Concialdi, da Autoridade de Incêndios do Condado de Orange, disse que o fogo continuava a crescer e avançava em direção ao Pico Santiago, onde ficam torres de transmissão de rádio e televisão usadas por veículos de mídia locais, além de agências governamentais federais e locais.

Concialdi afirmou que as equipes estavam trabalhando para proteger o pico, mas tiveram que se retirar da área porque as chamas ficaram muito intensas. Aviões podiam ser vistos despejando retardante vermelho nas encostas acima de um bairro residencial enquanto helicópteros lançavam água nas chamas.

A Nordeste de Los Angeles, o chamado “Line Fire” já consumiu quase 11.300 hectares no Condado de San Bernardino. Comunidades de resort populares entre turistas ao redor do Lago Arrowhead e Big Bear estavam sendo orientadas a evacuar, e várias estradas de acesso importantes foram bloqueadas.

Os bombeiros estavam combatendo o incêndio pelo ar, enquanto equipes em terra tentavam estabelecer linhas de contenção, criando barreiras na vegetação para impedir a propagação do fogo.  No entanto, ventos fortes e o tempo muito quente e seco estavam dificultando as condições de combate ao fogo.

🔥 MUNDO | Grandes incêndios florestais atingem áreas de montanhas na região de Los Angeles, nos Estados Unidos. 📷 David Swanson/AFP

[image or embed]

— MetSul Meteorologia (@metsul.bsky.social) September 11, 2024 at 7:26 AM

A CalFire, que coordena o combate ao incêndio, disse que os lados Norte e Leste do incêndio continuavam a avançar agressivamente, com condições desafiadoras esperadas ao longo do dia. “Na noite de terça-feira, ventos mais fortes e baixa umidade facilitavam a maior propagação do fogo”, disse a agência.

O menor incêndio, chamado de “Bridge Fire”, ao Norte de Los Angeles, começou no domingo e já havia destruído mais de 1.600 hectares até a tarde de terça-feira. Moradores da área foram orientados a sair por segurança, já que as chamas podem aumentar repentinamente.

Uma onda de calor persistente, que atingiu grande parte do Sul da Califórnia por uma semana, continuava a dificultar o enfrentamento do fogo. As autoridades disseram que o calor excessivo — com temperaturas de até 43ºC — juntamente com ventos fortes, criariam “potencial para grande crescimento vertical das colunas de fumaça visíveis”. Os meteorologistas locais disseram que a onda de temperaturas extremas na região está perto do fim com uma rápida queda de temperatura esperada a partir de quinta-feira.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.