Anúncios

Massa de ar muito quente e fumaça cobre o Sul do Brasil | IARA PUNTEL

Calor de 40ºC no Sul do Brasil sob efeito de massa de ar extremamente seco e quente que cobre neste momento grande parte do Brasil. A tendência é de o calor seguir nesta segunda metade da semana na maior parte do território brasileiro com marcas perto e acima de 40ºC em diversos estados.

Dados de estações meteorológicas automáticas e convencionais do Instituto Nacional de Meteorologia indicaram na terça-feira máximas acima de 40ºC em três regiões do Brasil: Centro-Oeste, Nordeste e Sul.

No Centro-Oeste, a maior temperatura ocorreu na estação convencional de Cuiabá (MT), onde os termômetros indicaram 40,2ºC. Já na Região Nordeste, a maior máxima se deu em Balsas (MA) com uma temperatura de 40,1ºC.

A temperatura passou dos 40ºC mesmo no Sul do Brasil, o que, aliás, a MetSul indicava em seu avisto de onda de calor no Brasil. A estação automática do órgão federal anotou ontem temperatura máxima de 40,1ºC em Maringá (PR).

O calor segue intenso hoje em grande parte do Brasil com novos registros acima de 40ºC, especialmente na Região Centro-Oeste. Muitos estados terão máximas à tarde perto e acima de 40ºC à medida que a massa de ar quente não cede.

No Rio Grande do Sul, o calor novamente atinge marcas ao redor dos 35ºC no Noroeste. Nos Vales e na Grande Porto Alegre, as máximas à tarde devem ficar em tornos dos 30ºC. Em Porto Alegre, a temperatura pode se aproximar dos 30ºC.

O calor é menos intenso que os dados indicavam dias atrás para esta quarta e um dos fatores para não aquecer tanto é a grande presença de fumaça na atmosfera com menor luminosidade. Em muitas cidades gaúchas ontem mal se conseguia enxergar o sol no céu, mesmo não havendo nebulosidade que impedisse.

Refresca em grande parte do Rio Grande do Sul com o avanço de uma frente fria que vai trazer chuva para grande parte do território gaúcho, mas a temperatura vai seguir muito alta em Santa Catarina e no Paraná com máximas ainda mais elevadas na quinta-feira pela condição pré-frontal.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.