Anúncios

Um dia de gelo no Planalto Sul Catarinense. Ao amanhecer, a geada cobriu os campos de São Joaquim em pleno segundo dia do ano. Nesta tarde, um impressionante temporal de granizo no município de Bom Retiro. 

A tempestade de granizo ocorreu no começo da tarde deste sábado (2) e assustou os moradores de Bom Retiro. A granizada começou por volta das 14h30 e perdurou por aproximadamente 15 minutos. A quantidade de gelo foi tão grande que transformou a paisagem da região que, acostumada à neve no inverno, mais parecia nevada pelo acúmulo das pedras de gelo.

A localidade de Santa Clara, a cerca de oito quilômetros do centro de Bom Retiro, registrou a chuva de granizo com maior intensidade. Os motoristas que trafegavam pelo local no momento da precipitação tentaram recolher seus automóveis para dentro de um posto de combustível e a área ficou branca de gelo.

Clique aqui e veja a previsão do tempo para a sua cidade

Uma massa de ar mais frio ingressou no Sul do Brasil. Com as partes mais altas da atmosfera resfriadas e aquecimento maior em superfície e nas camadas baixas e médias da atmosfera há convecção (movimento ascendente do ar) que formou nuvens carregadas que trouxeram o granizo. São ocorrências muito isolada associadas a nuvens bastante localizadas, como se viu no ano passado em tempestade histórica de granizo em Curitiba.

Anúncios