O calor e a umidade com um centro de baixa pressão no Leste do Rio Grande do Sul voltaram a formar áreas de instabilidade com pancadas de chuva na tarde de hoje na Metade Leste do estado.
As pancadas, que se intercalaram com sol, com se previa, atingiram diversas cidades e foram isoladamente fortes. Choveu, por exemplo, no Sul gaúcho, nos vales, na Grande Porto Alegre, na Serra e Litoral Norte.
Estações de monitoramento registraram volumes de 42 mm em Pedro Osório, 37 mm em Encruzilhada do Sul, 27 mm em Nova Petrópolis, 22 mm em Lajeado, 18 mm em Alto Feliz e Eldorado do Sul, 16 mm em Campo Bom, 15 mm em Parobpe, 14 mm em Canela e Viamão, 11 mm em Alvorada e 10 mm em Canoas.
Em Porto Alegre, a chuva variou enormemente de um bairro para o outro durante a tarde que intercalou sol e nuvens com pancadas de chuva. Os volumes atingiram até 15 mm no Centro da cidade enquanto em muitos pontos a precipitação não passou de 2 mm ou 3 mm.
TEMPO | Timelapse (vídeo em velocidade acelerada) mostra a instabilidade na zona Norte de Porto Alegre e região metropolitana. Vídeo por @cmsmorales. pic.twitter.com/oZKGAJNz2I
— MetSul.com (@metsul) March 7, 2023
TEMPO | Timelapse (vídeo em velocidade acelerada) por @spchiden mostra a instabilidade entre Canoas e Porto Alegre. pic.twitter.com/CPHJ3ivJnL
— MetSul.com (@metsul) March 7, 2023
Uma das áreas que foi atingida por pancadas de chuva na tarde de hoje foi o Litoral Norte, que ainda se recupera da chuva extrema dos últimos dias, de até 250 mm em alguns municípios, e que deixou uma pessoa morta e estragos.
A chuva se deu de forma isolada também na região com alguns pontos sem precipitação e outros pancadas fortes passageiras. Em Itati, uma das cidades mais castigadas, choveu 15 mm. Já Maquiné, outro município com muitos prejuízos, anotou 3 mm.
Em Torres, que anotou volumes de chuva perto de 200 mm nos últimos dias, a chuva veio com nuvens muito carregadas e veio forte com alguns pontos de alagamentos. Choveu 23 mm em curto intervalo. O fotógrafo Gabriel Zaparolli registrou a chegada da chuva forte ao balneário durante a tarde.
A possibilidade de chover permanece nesta quarta, mas em quase todo o Rio Grande do Sul o dia não deve ter uma gota sequer e com tendência ainda de aumento do calor à medida que a instabilidade cede.
O sol aparece com nuvens em todas as regiões do Rio Grande do Sul nesta quarta, Dia Internacional da Mulher. Segue a possibilidade de chuva isolada e passageira à tarde, mas em menor número de pontos que ontem.
A possibilidade de pancadas localizadas é maior hoje na área da Lagoa dos Patos e seu entorno que inclui Porto Alegre, no Leste da Serra e no Litoral Norte, e mesmo assim não choverá em todos os municípios destas regiões.
Com tempo firme na grande maioria das cidades gaúchas hoje, aquece mais. A tarde será muito quente no Oeste que sofre a influência de prolongada onda de calor na Argentina. Cidades como Uruguaiana e Quaraí podem ter marcas de até 35ºC a 37ºC. Na Grande Porto Alegre, máximas de 32ºC a 33ºC.