Imagens de satélite em altíssima resolução mostram o antes e depois do impacto da onda de tornados devastadora que atingiu os Estados Unidos na noite de sexta-feira e na madrugada deste sábado. A onda de tornados deixou um número ainda incerto de vítimas, mas autoridades afirmam que o número de mortos pode passar de 100.
Mais de 30 relatos de tornados foram feitos, mas o número final deve ser menor por registros em duplicidade, número superior à média de tornados de dezembro inteiro nos Estados Unidos. Seis estados foram atingidos e um único tornado pode ter percorrido mais de 340 quilômetros por quatro estados, o que seria um recorde em extensão nos Estados Unidos.
A empresa de imagens de satélite Maxar divulgou imagens de como eram e como ficaram algumas das áreas mais atingidas pelos tornados, caso de Mayfield.
A cidade mais castigada foi justamente a de Mayfield, no Oeste do estado norte-americano do Kentucky. A imagem de satélite mostra a devastação na área central da localidade.
A maioria das mortes ocorridas em Mayfield se deu numa fábrica de velas em que trabalhavam mais de 100 pessoas no expediente noturno. O governo afirma que ao menos 50 pessoas morreram no local. As imagens de satélite mostram como era a fábrica antes e como foi totalmente destruída pelo tornado.
A Maxar Technologies divulgou ainda imagens do centro de distribuição e logística da empresa Amazon que foi parcialmente destruído por um Edwardsville, estado de Illinois, perto de Saint Louis. Ao menos seis empregados da Amazon perderam a vida na instalação que processava encomendas de Natal.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que a série de tornados fatais foi “uma tragédia inimaginável”. “Perder alguém querido em uma tempestade como essa é uma tragédia inimaginável. Estamos trabalhando com os governadores para garantir que eles tenham o que precisam enquanto a busca por sobreviventes e avaliações de danos continuam”, afirmou o presidente dos Estados Unidos.
Enquanto caía a noite de sábado, dezenas de trabalhadores de buscas e resgate ajudavam os moradores a retirar os escombros de suas casas e comércios em busca de mais sobreviventes. Só em Kentucky foram registrados 70 mortos. A cidade de Mayfield, no Oeste de Kentucky, foi o “marco zero” da tempestade, um cenário de “devastação maciça”, disse um alto funcionário local na manhã deste sábado.