Anúncios

Meios de comunicação relataram desavenças entre cardeais antes do conclave, mas o tempo literalmente fechou no Vaticano. No céu de Roma. Desde ontem, quando teve início a escolha do novo papa, a instabilidade é forte na Cidade do Vaticano. A chuva predomina e foi forte em alguns momentos. Mesmo granizo caiu na Praça de São Pedro no dia de ontem. Era uma situação antecipada pela MetSul Meteorologia em prognóstico publicado domingo à noite que antecipava que uma profunda área de baixa pressão sobre o Sul da Europa deixaria o tempo muito instável na região de Roma e em grande parte da Itália. Como se antevia, a Praça de São Pedro sob um carregado céu bem cinzento se transformaria em paisagem de guarda-chuva.


Apesar frio de 8ºC, houve registros de trovoadas ontem na região de Roma, no primeiro dia do conclave papal. O amigo meteorologista Jesse Ferrel, da empresa norte-americana AccuWeather, com que mantemos intercâmbio constante de informações há anos, fez uma pesquisa e descobriu que, tal como no dia da renúncia do agora recluso Papa Emérito Bento XVI (veja), também durante o primeiro dia do conclave houve raios na área da capital italiana pela forte instabilidade regional.


A instabilidade associada à área de baixa pressão responsável pelo mau tempo em Roma combinada com o ar gelado que avançava pela Europa do Norte e Ocidental acabou por provocar intensas nevadas no continente europeu. O tráfego aéreo foi bastante afetado principalmente na França e na Alemanha com o fechamento de aeroportos, como o de Frankfurt, e o cancelamento de centenas de voos. O transporte rodoviário foi comprometido na França, Holanda, Inglaterra e outros países.


Persiste a tendência da melhora do tempo em Roma. Assumindo que “Habemus Papa” ou hoje à tarde ou amanhã, os primeiros dias do novo pontificado devem ter a presença do sol com nuvens no Cidade do Vaticano. Por outro lado, o ingresso de ar mais seco e frio na Itália trará temperatura bastante baixa durante a noite para a metade de março na área da capital italiana com mínimas entre 1ºC e 3ºC.