Anúncios

Granizo em Córdoba | Redes sociais

O Centro da Argentina ingressa nesta quinta-feira no terceiro dia seguido com registro de tempo severo na região com chuva localmente intensa e tempestades severas que trazem vento forte, granizo e até tornados isolados. As províncias mais atingidas até o momento foram as de Buenos Aires e de Córdoba.

Depois de tempestades severas que castigaram entre a terça-feira e ontem cidades do interior da província de Buenos Aires, Córdoba teve temporais fortes durante a última noite com a formação de múltiplas supercélulas de tempestade. Caiu granizo de médio a grande tamanho em diferentes pontos da província do Centro argentino.


A chuva foi forte entre ontem e hoje em partes do Centro da Argentina. Os acumulados em 24 horas até 9h desta quinta-feira foram de 61 mm no aeroporto de Rosario, 59 mm em Gualeguaychu e 46 mm em Marcos Juarez. Na cidade de Buenos Aires, choveu 36 mm no Aeroparque. No Uruguai, a chuva somou 64 mm em Mercedes e 59 mm em Durazno.

Uma massa de ar quente atua sobre o Sul do Brasil e o Nordeste da Argentina, alimentando a formação de fortes áreas de instabilidade no Centro argentino e no Uruguai. A temperatura ontem chegou a 31,4ºC na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul e a 41,5ºC no Norte da Argentina.

A previsão da MetSul é que a instabilidade cede durante as próximas horas na região do Prata. As nuvens mais carregadas que atuam principalmente sobre o Uruguai devem se afastar gradualmente para o oceano, permitindo o ingresso de ar mais quente vindo de Norte.


No Rio Grande do Sul, apesar da possibilidade de chuva em pontos do Oeste e do Sul do Estado hoje e amanhã, a tendência é de chuva mais generalizada no território gaúcho apenas durante o fim de semana.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

A primeira metade da próxima semana deve seguir com o padrão de instabilidade e propício à chuva no Rio Grande do Sul. A soma de vários dias seguidos com registro de precipitação poderá acabar trazendo chuva volumosa em parte do estado gaúcho, notadamente na Metade Norte.

Anúncios