Anúncios

Uma grande tempestade de granizo surpreendeu os moradores do Kuwait, país entre Iraque e Arábia Saudita, junto ao Golfo Pérsico, que é conhecido pelo seu clima árido e quente. Vídeos de estradas cobertas de granizo na cidade do Kuwait se tornaram virais nas redes sociais nesta terça-feira.


As postagens mostram estradas aparentemente cobertas de neve, que na verdade era uma mistura de chuva e granizo. O centro meteorológico do Kuwait disse que o país do Golfo será afetado por chuvas esporádicas entre esta terça-feira e o amanhecer da quarta-feira.

O centro nacional de previsão do tempo emitiu um alerta meteorológico para tempestades moderadas a fortes que podem ser acompanhadas de granizo. Os ventos podem ultrapassar os 55 km/h, causando diminuição da visibilidade em algumas zonas.

O Ministério do Interior anunciou o fechamento de várias estradas principais depois que a água se acumulou em suas superfícies devido às fortes chuvas. Mesmo volumes baixos de chuva podem causar inundações repentinas em regiões desérticas.

YASSER AL-ZAYYAT/AFP/METSUL METEOROLOGIA

YASSER AL-ZAYYAT/AFP/METSUL METEOROLOGIA

As temperaturas no Kuwait podem ser superiores a 50°C nos meses de verão, mas caem para até 2°C durante o curto período de inverno. Não há registro conhecido de queda de neve no Kuwait, embora granizo e geada, bem como tempestades de poeira e chuvas ocasionais sejam normais. Partes da vizinha Arábia Saudita, no entanto, costumam sofrer quedas de neve.

No verão do Kuwait, quando há ingresso de umidade, podem ocorrer temporais com chuva forte e altos volumes em poucos minutos. A chuva mais forte durante este período, por exemplo, ocorreu em 4 de abril de 1976 e atingiu 38,4 mm em 20 minutos. O vento Sudeste sopra durante este período que é úmido e quente. A temperatura é variável de um dia para o outro, especialmente durante o período de 11 a 30 de abril.

É comum durante o mês de maio que os ventos no Kuwait sejam de Sudoeste pela manhã mudando para Leste à tarde devido à brisa do mar. Por fim, a temperatura começa a aumentar gradativamente à medida que a temperatura média varia entre 30°C no início do período e 40°C no final.

Anúncios