Temporais isolados atingiram os três estados do Sul do Brasil nesta quarta-feira, trazendo danos em algumas localidades. No Rio Grande do Sul, fortes áreas de instabilidade se formaram no início da tarde entre os vales do Rio Pardo e do Taquari.
Em Venâncio Aires, o temporal trouxe 33 mm de chuva em poucos minutos na área central da cidade e houve alagamentos. Em outros pontos do município chegou a cair granizo que até perfurou os telhados.
TEMPO | Chegada do temporal em Venâncio Aires em fotografias do @douglasva. pic.twitter.com/i2nj0UcI9C
— MetSul.com (@metsul) December 16, 2020
TEMPO | Forte temporal atingiu o município de Venâncio Aires há pouco. Vídeo enviado pelo seguidor @rodrigogbueno. pic.twitter.com/bVMX0SnMMm
— MetSul.com (@metsul) December 16, 2020
TEMPO | Venâncio Aires teve 33 mm de chuva em apenas uma hora com alagamentos. Vídeo de Eliana Elisa Frohlich. pic.twitter.com/UQMgcyQd5j
— MetSul.com (@metsul) December 16, 2020
Caiu granizo também em pontos do Vale do Paranhana. O granizo trouxe danos em propriedades no distrito de São Simão, em Mostardas, no Litoral.
TEMPO | Granizo em São Simão, em Mostardas, nesta tarde. Duas propriedades de cliente da @metsul experimentaram danos com o granizo. pic.twitter.com/eeKMnSnGto
— MetSul.com (@metsul) December 16, 2020
Em Santa Catarina, um vendaval causou estragos no município de Ouro Verde. No Paraná, fortes áreas de instabilidade avançaram do Paraguai e trouxeram tempestades para o Oeste e Noroeste paranaense com transtornos. No município de Anahy, violento vendaval causou destelhamentos e queda de árvores.
TEMPO | Violento vendaval faz estragos em Anahy, no Paraná. Vídeo via @TempoOeste. pic.twitter.com/WbbavquWZ2
— MetSul.com (@metsul) December 16, 2020
Nesta quinta, o risco de temporais isolados no Sul do país se concentra mais sobre o Paraná enquanto amanhã a possibilidade de tempo severo em pontos localizados atingirá Santa Catarina e o estado paranaense.
Paraguai
Fortes áreas de tempestades geradas pelo ar tropical quente e úmido atuaram ao longo desta quarta-feira sobre o Paraguai com vento forte e precipitação de granizo, como na região do Alto Paraná.
TEMPO | San Pedro del Ycuamandiyú, no Paraguai, nesta quarta-feira. Imagem via @DMH_paraguay. pic.twitter.com/V3Hu0iwYYm
— MetSul.com (@metsul) December 16, 2020
O Paraguai deve enfrentar novas tempestades nos próximos dias, algumas isoladamente fortes a severas com um centro de baixa pressão e a posterior passagem de uma frente fria.
Leia mais: Clique aqui e leia as noticias do clima no mundo no Planeta Clima