Anúncios

Um forte temporal de granizo na tarde do domingo (27) destruiu lavouras na localidade de Boa Vista do Herval, em Santa Maria do Herval. Houve danos também em residências, mas os maiores prejuízos se deram na produção agrícola. As pedras de gelo atingiram em cheio s produção de pequenos produtores de agricultura familiar da região. Houve perdas nas culturas de batata, milho, aipim, feijão, uva, etc.

Felix Alles/Divulgação

Felix Alles/Divulgação

Felix Alles/Divulgação

O que atingiu a localidade logo ao Norte do Vale do Sinos foi um temporal isolado de verão. São ocorrências localizadas e não podem ser antecipadas em qual ponto exato serão registradas. 


O ar quente com o aquecimento diurno estimula a formação de nuvens de desenvolvimento vertical e que em alguns pontos se transformam em nuvens de temporal do tipo Cumulonimbus, trazendo chuva forte localizada e temporais isolados com vento forte e granizo. 

É um ciclo que tende a se repetir diariamente nesta época do ano com sol e calor de manhã e no começo da tarde até que ocorrem as pancadas de chuva e os temporais na segunda metade do dia.


Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Entre a tarde e noite deste segunda-feira permanece o risco de temporais isolados no Rio Grande do Sul, especialmente na Metade Norte gaúcha com maior risco na Serra e nos Aparados. 

Anúncios