Anúncios

As áreas de instabilidade de forte intensidade que atuaram no Leste de Santa Catarina e do Paraná durante o domingo (27) provocaram chuva localmente intensa no litoral paranaense. No município de Guaratuba, um temporal de verão trouxe chuva torrencial com acumulados muito altos em curto período. Em apenas uma hora, a precipitação na localidade passou de 50 mm, o suficiente para causar muito alagamentos. Já no balneário Santa Terezinha, em Pontal do Paraná, houve o registro de uma tromba d’água (tornado) sobre o mar.

A MetSul Meteorologia adverte que as condições devem seguir propícias ao registro de temporais de verão no Paraná nesta semana. Tanto nesta segunda (28) como amanhã (29), terça, são esperadas novas ocorrências de chuva localmente forte com prováveis temporais em pontos isolados no território paranaense. Com isso, isoladamente, há risco de chuva forte a intensa, raios, granizo e vento forte.

Recordamos que estas são ocorrências localizadas e não podem ser antecipadas em qual ponto exato serão registradas. O ar quente com o aquecimento diurno estimula a formação de nuvens de desenvolvimento vertical e que em alguns pontos se transformam em nuvens de temporal do tipo Cumulonimbus, trazendo chuva forte localizada e temporais isolados com vento forte e granizo. É um ciclo que tende a se repetir diariamente nesta época do ano com sol e calor de manhã e no começo da tarde até que ocorrem as pancadas de chuva e os temporais na segunda metade do dia.


Instabilidade será maior hoje à tarde no Leste do Paraná

Instabilidade deve atingir mais regiões do Paraná na tarde e noite da terça

No caso de hoje e amanhã, apesar da possibilidade de ocorrência em qualquer região do Paraná, o risco de temporais isolados será maior no Leste do Estado e também no Norte paranaense. A possibilidade de tempestades isoladas no Norte do Paraná aumenta mais durante a tarde e noite da terça-feira. A região de Curitiba esta na área de risco de chuva forte e temporais isolados.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios