Anúncios

Granizo que caiu hoje à tarde em São Francisco de Paula | GABRIEL FOGLIATI

Um temporal de granizo atingiu na tarde deste domingo o município de São Francisco de Paula, no Nordeste do Rio Grande do Sul. As pedras de gelo tiveram diâmetro maior em alguns pontos e surpreenderam os moradores depois de uma tarde com alta temperatura na região e que chegou aos 27,9ºC na área de Tainhas.

Justamente o calor foi o que favoreceu o temporal isolado em São Francisco de Paula. Com a alta temperatura e a maior presença de umidade na atmosfera, nuvens carregadas acabaram se formando entre o Vale do Paranhana e a área de “São Chico”, o que trouxe chuva com vento forte e granizo em algumas áreas.


O temporal da tarde deste domingo em São Francisco de Paula destelhou algumas casas e ainda derrubou três arvores no município, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros da cidade serrana.

O ano de 2022 será lembrado pelos moradores do município não pela neve, como em 2021, mas pelo granizo. Foi o quarto temporal de granizo a atingir a cidade neste ano. Os três anteriores se deram em fevereiro, setembro e outubro. O pior, em setembro, destelhou centenas de casas e o município entrou em situação de emergência.

Ontem, sábado, temporal causou problemas na fronteira com o Uruguai. De acordo com o jornal A Platéia, de Livramento, foram registrados pontos de alagamentos, casas destelhadas, quedas de árvores e postes caídos em diversos pontos da cidade da região da fronteira.

ANDERSON ALVES

Na avenida Tamandaré, uma árvore se desprendeu do solo e caiu sobre dois veículos, além de atingir a fachada de um estabelecimento comercial. Um dos carros, um Fiat Uno, ficou completamente destruído pelo impacto.

A MetSul Meteorologia havia alertado para temporais isolados na tarde e noite de hoje na Metade Norte gaúcha. O risco de tempo severo localizado persiste na Metade Norte até o meio da semana com risco de temporais agravado entre terça e quarta.

Anúncios