Anúncios

Há exatamente um ano, em 23 de julho de 2013, assistíamos pasmos os morros ao redor de Florianópolis amanhecendo com os picos cobertos de neve no que consideramos ser uma das mais impactantes e belas imagens meteorológicas já feitas até hoje no Brasil (reprodução abaixo da capa do Notícias do Dia de 24/07/2013). O Sul do Brasil tinha tido uma noite e madrugada com muita neve em cerca de 150 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná com grande aumulação. Em algumas cidades catarinenses e paranaenses foi a maior nevada desde 1965. Curitiba teve pela primeira vez desde 1975. Foi tanta neve em alguns pontos que rodovias chegaram a ser bloqueadas e até telhados desabaram devido ao peso da neve.


Hoje, 23 de julho de 2014, o dia começa com um cenário muito distinto devido ao deslocamento de uma frente fria com grande atividade. Sem frio, sem neve, mas com muita chuva e uma significativa quantidade de raios. O final da terça-feira e o começo desta quarta-feira tiveram enorme quantidade de descargas elétricas no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, os raios cortaram o céu durante toda a noite com fortes trovoadas em alguns momentos (fotografia abaixo de Fernando Mainar).



A chuva não só veio acompanhada de raios, mas também por queda localizada de granizo em várias cidades, mas sem relatos de danos até o momento. Porto Alegre teve rajadas de vento ao redor de 70 km/h no começo da noite de terça, antes do começo da chuva. A precipitação até 8h desta quarta-feira somou 20 mm em alguns bairros da Capital e 30 mm em Eldorado do Sul. No interior gaúcho, até o mesmo horário, os volumes em 24 horas nas estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia foram de 82 mm em Santa Maria, 60 mm em Santiago, 54 mm em Mostardas e ainda 51 mm em Camaquã.  

[galeria:45]

A MetSul Meteorologia reitera seu alerta para chuva forte a intensa hoje e amanhã no Rio Grande do Sul com acumulados muito altos para apenas 48 horas em diversas cidades, inclusive Porto Alegre e região. Os volumes podem se aproximar da média do mês inteiro em algumas cidades, batendo em 100 mm ou ficando perto da marca. Com isso, a MetSul adverte para alagamentos e elevação rápida de níveis de arroios e córregos, mas não se espera repique da cheia do Rio Uruguai. Hoje, as condições são favoráveis para pancadas fortes na maioria das regiões gaúchas com muitas trovoadas e risco de granizo isolado. Amanhã, quinta, a instabilidade mais forte com chuva por vezes intensa vai se concentrar do Centro para o Norte do Estado, o que inclui Porto Alegre, com melhora do tempo a partir do Oeste e do Sul. A temperatura desaba amanhã com muito frio durante o dia e marcas abaixo de 10ºC à tarde em muitas cidades. A tarde e a noite da quinta serão muito frias na Capital. Na sexta, o sol deve predominar na maior parte do território gaúcho com frio mesmo à tarde. O fim de semana será ensolarado, porém gélido. As madrugadas terão geada ampla (forte na maioria dos municípios) com marcas ao redor de 0ºC ou negativas na maioria dos munícipios. Pode fazer até 2ºC aqui em Porto Alegre e 5ºC abaixo de zero nos Aparados da Serra.

Anúncios