Um avião da empresa aérea regional taiwanesa TransAsia caiu e explodiu agora há pouco ao fazer uma tentativa de pouso de emergência na cidade de Magong, nas ilhas de Penghu, entre Taiwan e a China. Segundo as primeiras informações da imprensa de Taipei, o acidente teria deixado pelo menos 51 mortos. A aeronave, modelo ATR-72, levava a bordo 54 passageiros e 4 tripulantes. incluindo 4 crianças, e se chocou contra prédios. Este tipo de aeronave voa em altitudes menores e está mais sujeito a mau tempo em rota. A primeira tentativa de pouso não teria sido exitosa, conforme a imprensa.
As condições meteorológicas eram extremamente desfavoráveis na região por conta de um tufão de nome Matmo que afetava Taiwan e a China. Imagem de satélite (Wunderground) mostrava nuvens extremamente carregadas na área do acidente associadas ao ciclone tropical. Mais elucidativo ainda eram as imagens de radar da Meteorologia de Taiwan que indicavam altos valores de refletividade, ou seja, instabilidade muito intensa sobre as Ilhas Penghu. Não há metar (boletins do tempo) do aeroporto local na rede internacional, mas as condições na área certamente eram de chuva intensa e significativo vento. Os volumes de chuva em 24 horas em Penghu apenas entre ontem e hoje chegaram a 255 mm com vento perto de 100 km/h.
O tufão Matmo alcançou hoje a província de Fujian, no Leste da China, após provocar chuva extrema e vento intenso em Taiwan. O tufão, o 10º tufão a afetar a China este ano, causou vento acima de 100 km/h na costa, especialmente na área de Fuqing, segundo o departamento de meteorologia local. O ciclone move-se agora na direção Noroeste. A imprensa oficial em Pequim informou nesta manhã que perto de 300 mil pessoas foram evacuadas na China devido à intensa tormenta de vento.