Anúncios

Foi uma sequência de dias maravilhosos. Sábado, domingo e esta segunda-feira tiveram o predomínio do sol e céu claro em Porto Alegre e no interior (foto abaixo de Maurício Maciel de Porto Alegre). O tempo excelente e muito aproveitável com tardes amenas foi garantido por centro de alta pressão associado a massa de ar frio e seco que se instalou no Sul do Brasil.


O tempo aberto e seco dos últimos dias favoreceu ainda significativo resfriamento noturno com mínimas negativas no fim de semana e de 0ºC hoje. As mínimas no Estado nesta segunda foram de 0,1ºC em Canela, 1,5ºC em Vacaria, 2,5ºC em Bom Jesus e Cambará do Sul, 3,0ºC em Soledade, 3,7ºC em Santa Rosa e 4,0ºC na base aérea de Canoas. A MetSul registrou 5ºC hoje em sua estação do Parque Imperatriz em São Leopoldo. Porto Alegre teve 6,3ºC no Lami, no Extremo Sul da Capital. O frio trouxe geada que deu um espetáculo nos Aparados da Serra (fotos abaixo de Edevar Zorrer em São José dos Ausentes).


Nesta terça, porém, começa a mudança. O sol aparecerá com nuvens na maioria das regiões gaúchas nesta terça. O tempo se instabiliza já de manhã pelo Oeste, na região de Uruguaiana, e no decorrer do dia a chuva avança pela Metade Oeste e alcança pontos ainda do Centro e do Sul do Estado. Porto Alegre tem um dia de tempo bom. Apesar de não ser possível afastar chuva no fim do dia na Capital, a chuva é mais provável quarta. Não se repete o frio intenso dos últimos dias e a tarde é agradável em todo o Estado com máximas acima de 20ºC em muitas cidades e de até 25ºC em Porto Alegre. A MetSul alerta para o risco de granizo localizado nesta terça e na quarta no Estado. Não se afasta a possibilidade ainda de temporais isolados de vento forte. Alta probabilidade de chuva localmente forte a intensa quarta e quinta, inclusive em Porto Alegre. A temperatura vai despencar durante a quinta-feira com muito frio e o tempo melhora sexta no Rio Grande do Sul com ar seco e polar que será reforçado no fim de semana, quando são esperadas madrugadas gélidas e com geada generalizada no Estado.