Anúncios

Forte calor predominou em Porto Alegre até o meio da tarde | Fernando de Oliveira

A Grande Porto Alegre teve neste domingo (11) um dos dias mais quentes do ano até agora com forte calor. Nesse sentido, a temperatura superou os 35ºC em grande parte da área metropolitana no começo da tarde de hoje e a sensação foi de forte abafamento.

Com efeito, a maior temperatura máxima deste domingo na área metropolitana foi de 36,7ºC na cidade de Parobé às 13h36m. Em Campo Bom, os termômetros indicaram 35,8ºC. Foi a mesma máxima da estação de Lomba Grande, em Novo Hamburgo. Já em São Leopoldo fez 35,7ºC. Em Canoas, no bairro Estância Velha, a máxima foi a 34,7ºC. Em Porto Alegre, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mediu 34,5ºC no bairro Jardim Botânico.


Calor em abril não é incomum. O começo do outono ainda tem características de verão. Portanto, dias quentes são normais. O que não é normal é a temperatura ficar quase 10ºC acima da média máxima histórica de abril, como ocorreu hoje. Apesar disso, a máxima de hoje em Campo Bom de 35,8ºC ficou longe do recorde do mês. Em 17 de abril de 2016, a temperatura na estação do Vale do Sinos chegou a 37,2ºC.

Calor vai embora

Um ciclone extratropical no Atlântico impulsiona ar mais frio e seco para o Rio Grande do Sul nesta segunda. Com isso, o sol aparece com nuvens na Grande Porto Alegre ao longo do dia após um começo de segunda-feira com muitas nuvens e chance ainda de leve precipitação.


Portanto, a segunda-feira na região metropolitana de Porto Alegre será de temperatura agradável. A previsão da MetSul, por exemplo, é de mínimas entre 15ºC e 17ºC. As máximas à tarde na região devem ficar entre 24ºC e 26ºC. O vento sopra por vezes moderado, entretanto com chance de algumas rajadas esporádicas ao longo do dia.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Anúncios