Anúncios

Alexandre Pinto – Novo Hamburgo

Grande Porto Alegre teve nesta quarta-feira (15) o amanhecer mais frio do ano, inclusive com temperatura abaixo de zero, como tinha antecipado a MetSul Meteorologia.

A mínima hoje de 0,2°C abaixo de zero em Campo Bom, no Vale do Sinos, foi a mais baixa desde 25/07/2013 no município. Há sete anos, a mínima anual foi 0,4°C negativo.


Campo Bom – Nilson Wolff

Novo Hamburgo anotou 0,1°C no bairro de Lomba Grande, zona rural do município. Em São Leopoldo, os termômetros indicaram 2,2°C ao amanhecer. A Força Aérea Brasileira reportou 0°C na estação da base aérea de Canoas.

Em Porto Alegre, a mínima no Aeroporto Salgado Filho informada pela FAB foi de 2,0°C. No Jardim Botânico, a mínima foi de 2,7°C, a menor do ano. Em julho de 2019, fez 2,3°C no local. Em bairros mais ao Sul, Leste e Norte da Capital as mínimas são até 2°C a 3°C menores que no Jardim Botânico.


Geou de forma generalizada na Grande Porto Alegre e forte em muitos locais, tal como havia antecipado a MetSul.

Em Porto Alegre, geou na maioria dos bairros da cidade e forte em alguns mais periféricos. O frio foi tão intenso ao amanhecer que chegou a gear no Centro de Porto Alegre, o que é muito pouco comum. Gear na área central da Capital é pouco frequente pelo efeito de ilha de calor urbano (construções). Perto do Guaíba ainda mais pelo impacto termorregulador (água tem temperatura superior a do ar).

O frio ainda se fará presente na madrugada desta quinta-feira, mas com mínimas mais altas à medida que o ar polar começa a se afastar e dar lugar para uma massa de ar mais quente que trará calor no fim de semana.

Anúncios