Anúncios

O modelo americano GFS, disponível na seção de mapas, está prognosticando reiteradamente, saída após saída (são quatro por dia), a ocorrência de um significativo evento de neve entre os dias 21 e 22. Veja na animação abaixo que o modelo projeta neve ampla e nos três estados do Sul.


Pode ocorrer? Pode! Ocorre que neste momento o modelo americano é o único a indicar esse cenário. Outros modelos não sinalizam o mesmo. O americano está a projetar a formação de um grande e intenso ciclone extratropical e isso impulsionaria ar extremamente frio e com instabilidade para o Sul do Brasil, com queda de neve até em locais de baixa altitude. Os demais modelos numéricos não preveem a formação de ciclone ou tão intenso.


Sempre é importante lembrar que previsão de neve é uma das mais difíceis que existe. Assim como hoje o modelo americano indica neve daqui a três ou quatro dias pode indicar calor e tempo seco. Somente em curto prazo, alguns dias antes, se terá cenário mais claro e uma previsão. Hoje, a neve dos dias 21 e 22 não passa de desenho no computador.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios