Uma massa de ar frio avança pelo Brasil e derruba a temperatura em estados do Centro-Oeste, do Sudeste e do Sul do Brasil. A incursão de ar frio de trajetória continental já foi responsável por deixar a tarde desta terça-feira fria com baixa sensação térmica pelo vento em centenas de cidades do Sul do país e do Mato Grosso do Sul, no que foi uma das tardes mais frias deste ano em algumas localidades.
A temperatura às 15h desta terça-feira no Rio Grande do Sul estava entre 11ºC e 13ºC na maior parte do território. No horário, estações meteorológicas indicavam 7,6ºC em São José dos Ausentes, 8,5ºC em Cambará do Sul, 9,3ºC em Canela, 9,9ºC em Encruzilhada do Sul, 10,2ºC em Caxias do Sul, 10,4ºC em Canguçu, 10,6ºC em Caçapava do Sul, 11,0ºC em Bento Gonçalves, 11,8ºC em São Vicente do Sul, 12,2ºC em Santa Maria, 12,3ºC em São Borja, 12,9ºC em Canoas e Santa Rosa, e 13,0ºC em Porto Alegre.
Igualmente, às 15h, fazia em Santa Catarina 10,5ºC em São Joaquim, 10,9ºC em Dionísio Cerqueira, 11,5ºC em São Miguel do Oeste e 12,4ºC em Chapecó. No Paraná, temperatura às 15h de 13ºC na Região Metropolitana de Curitiba. No Mato Grosso do Sul, 12,9ºC no aeroporto de Campo Grande. No Mato Grosso, temperatura de 16,9ºC em Pontes e Lacerda, no Oeste do estado. Em São Paulo, 16,6ºC em Interlagos, zona Sul da capital.
A massa de ar frio avança com vento que se intensifica por uma área de baixa pressão, condição que trouxe baixa sensação térmica na tarde de hoje para milhões de pessoas no Centro-Sul do Brasil. Grande número de municípios tinha vento de 20 km/h a 50 km/h durante a tarde, o que reforçava a sensação de frio para quem estava na rua. A chuva, acompanhando o frio e o vento, tornava o desconforto térmico ainda maior.
Ciclone impulsiona ar frio nesta quarta-feira
Um ciclone extratropical vai se formar nesta quarta-feira entre os litorais de Santa Catarina, do Paraná e de São Paulo, o que vai trazer muito vento com rajadas fortes a intensas em toda uma faixa que vai da costa catarinense ao litoral fluminense. Em alguns pontos, o vento pode passar de 100 km/h e causar transtornos, além de estragos.
O ciclone, pelo giro do centro de baixa pressão no sentido horário, vai carregar o ar frio para áreas do Sudeste do Brasil em que ainda não esfriou, como Minas Gerais. Com isso, um declínio acentuado da temperatura é esperado nesta quarta-feira em muitas cidades do Sudeste, queda de temperatura que vai se dar acompanhada de vento e baixa sensação térmica.
Na cidade de São Paulo, a temperatura declina acentuadamente nesta quarta que vai ser um dia de tempo muito instável, chuva que por vezes pode ser moderada a forte, e vento que pode soprar moderado com rajadas fortes de 60 km/h a 80 km/h. A quarta-feira na capital paulista vai terminar com frio de 11ºC, mas sensação térmica menor por efeito do vento.
O ar frio vai alcançar ainda o Triângulo Mineiro, onde diversas cidades devem terminar o dia com vento e temperatura de 13ºC a 14ºC. Pode chover após longo período em Uberlândia e outras cidades. Em Belo Horizonte, o ar frio chega com menor intensidade no final da quarta e na madrugada de quinta. Goiânia não terá frio, mas apenas um refresco nesta quarta com máximas menores. Já em Brasília, mais uma tarde quente com alguma chance pequena de chuva isolada no Distrito Federal.
Amanhecer mais frio na quinta-feira
Esta massa de ar frio é muito menos intensa que a registrada na terceira semana de maio, embora seja a mais forte a alcançar o Centro do Brasil desde então. Assim, marcas baixíssimas e geada em muitos locais, como se viu em maio, não se repetem agora. Mesmo assim, o dia vai começar com temperatura de inverno em muitas cidades do Centro-Sul do Brasil.
Porto Alegre deve ter mínima de 9ºC na quinta, nada fora do normal em se tratando de agosto na capital gaúcha. Florianópolis, que ainda terá chance de instabilidade na madrugada, pode descer a 12ºC. Em Curitiba, 5ºC a 7ºC na região metropolitana. Em Campo Grande, amanhecer com 9ºC ou 10ºC. A região de Cuiabá pode ter 10ºC a 12ºC. Goiânia pode descer a 11ºC ou 12ºC. Na Grande BH, 10ºC a 12ºC. E na cidade de São Paulo, que ainda deve ter chuva e garoa durante a quinta, mínima entre 11ºC e 12ºC.
Geada
O ar frio vai trazer geada, mas não se espera um evento de geada generalizada, como de maio deste ano, quando chegou a gear em Brasília. São dois os motivos. Um, e principal, não se trata de incursão de ar frio tão intensa, como há três meses. Dois, alguns locais ainda devem ter nuvens e instabilidade na madrugada da quinta e quando o tempo abrir e firmar entre quinta e sexta-feira a atmosfera estará menos fria.
Os mapas acima, disponíveis ao assinante na seção de mapas com duas atualizações diárias, mostram a probabilidade de geada estimada pelo modelo meteorológico canadense para quinta e sexta, uma vez que na quarta as condições não serão favoráveis ao fenômeno, seja por chuva ou nebulosidade.