Pontos da zona rural de São Joaquim amanheceram nesta quarta-feira com uma rara combinação de gelo: granizo e geada. O que ocorreu? O granizo que caiu na tarde de ontem não chegou a derreter com a baixa temperatura e o tempo aberto da madrugada favoreceu um acentuado declínio da temperatura e geada sobre o granizo da véspera.
A temperatura mínima hoje na estação da localidade Caminhos da Neve, em São Joaquim, foi de apenas 0,7ºC. Com isso, ocorreu a formação de geada na área que é de baixadas e costuma registrar mínimas muito baixas em noites de tempo aberto, alta pressão e vento calmo.
Um vórtice ciclônico na costa do Sul do Brasil trouxe ontem a instabilidade que causou queda de granizo entre os Campos de Cima da Serra e o Planalto Sul Catarinense. O mesmo fenômeno impulsionou ar mais frio para o Sul do Brasil e trouxe a madrugada de temperatura na casa de 0ºC nas áreas de maior altitude do território catarinense.
De acordo com o portal São Joaquim Online, as gramíneas ficaram cobertas por uma fina camada de gelo e o orvalho nas plantas rasteiras também congelou por cima do granizo. Até mesmo as pequenas maçãs, em desenvolvimento para a próxima safra, acabaram cobertas pela geada depois dos danos sofridos pela tempestade de granizo da véspera.
Os produtores de maçãs e uvas da região estão preocupados com os danos sofridos com o forte temporal de granizo da tarde da terça-feira. Os danos ainda não foram quantificados, mas imagens de diversas propriedades mostram prejuízos para as frutas com as pedras de gelo que caíram em grande quantidade e acumularam na superfície.
A área do Vale do Caminhos da Neve, situado a três quilômetros do centro de São Joaquim, ficou coberta por uma grossa camada de gelo. Muitos motoristas ficaram presos na estrada. Foi necessária a intervenção de camionete para rebocar os veículos que patinavam no gelo que cobria a rodovia. A chuva de granizo perdurou por cerca de 15 minutos, mas a sua intensidade foi o suficiente para deixar a estrada branca como se tivesse nevado, o que complicou muito o trânsito na estrada.
O granizo se deu sob condições de uma atmosfera mais resfriada, ainda por conta da grande massa de ar frio que chegou ao Brasil no começo do mês com temperatura excepcionalmente baixa para esta época do ano. Está comprovado que sob condições de La Niña, como é o caso deste ano, aumenta a incidência de granizo pela atmosfera estar mais fria.