Anúncios

Granizo cobriu ontem algumas cidades mineiras | REDES SOCIAIS

A MetSul Meteorologia alerta que temporais com granizo devem voltar a castigar nesta quarta o Sudeste do Brasil e, assim como ontem, as pedras de gelo podem cair com médio a grande diâmetro em alguns pontos e em grande quantidade com acúmulo de gelo na superfície em pontos isolados.

Ontem, temporais fortes a intensos de granizo, isoladamente até violentos, atingiram pontos do Sul e do Sudeste do Brasil. Pedras de médio a grande tamanho ou que se precipitaram em grande quantidade foram registradas em ao menos quatro estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

No Rio Grande do Sul, Esmeralda e Pinhal da Serra tiveram abundante queda de granizo. No Planalto Sul de Santa Catarina, caiu muito granizo em São Joaquim e Urupema. Temporal de granizo atingiu à tarde também a cidade do Rio de Janeiro. Caiu granizo ainda em outros pontos da região, como em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Minas Gerais enfrentou os temporais de granizo mais violentos e que atingiram diversas cidades. Em Passos, as pedras de gelo de grande tamanho deixaram rodovias da região com o trânsito parado. O granizo grande chegou a rachar e quebrar dezenas de para-brisas de carros. Um dos municípios mais castigados foi o de Campos Gerais, onde o granizo arrasou os telhados e perfurou vidros de automóveis.


Os modelos numéricos analisados pela MetSul indicavam que na tarde de ontem o risco era médio a alto de granizo no estado do Rio de Janeiro e no Sul de Minas Gerais, como indicava o modelo de alta resolução WRF, disponível ao nosso assinante na seção de mapas.

Modelo WRF indicava granizo ontem no Rio de Janeiro e Minas Gerais | METSUL

A MetSul adverte que o risco de granizo nesta quarta-feira é ainda maior que o de ontem no Sudeste do Brasil, de acordo com as projeções dos modelos. Os dados apontam elevado risco de granizo hoje em Minas Gerais e Rio de Janeiro, mas em setores isolados e acompanhando células localizadas de tempestade.

Modelo WRF Indica risco ainda maior de queda de granizo no Sudeste do Brasil nesta quarta-feira, especialmente à tarde, e numa área mais ampla | METSUL

Os temporais isolados de granizo nesta quarta podem voltar a ser localmente fortes a severos com danos por pedras de gelo de médio a grande tamanho. Como é normal em tempestades de granizo mais intensas, vendaval costuma acompanhar os temporais. Não se descarta que, tal como ontem, alguns locais registrem acúmulo de gelo.

O modelo WRF está indicando para o final da manhã e o período da tarde de hoje a formação de múltiplas células de tempestade sobre os estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais com valores de refletividade isoladamente muito altos, consistentes com tempo severo e elevado risco de granizo.

METSUL

Tanto no Sul como no Sudeste os temporais se deram sob condições de uma atmosfera mais resfriada, ainda por conta da grande massa de ar frio que chegou ao Brasil no começo do mês com temperatura excepcionalmente baixa para esta época do ano. Está comprovado que sob condições de La Niña, como é o caso deste ano, aumenta a incidência de granizo pela atmosfera estar mais fria.

Anúncios