Anúncios

A notícia no começo da semana era uma poderosa onda de calor com vários dias seguidos com máximas de até 46ºC na Argentina e máximas acima de 40ºC no Rio Grande do Sul. Hoje, a dez dias do Natal, o fato é o frio que trouxe geada que cobriu de branco os campos de São Joaquim, no Planalto Sul Catarinense.

A madrugada de hoje foi muito fria para o final do ano em localidades de maior altitude do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina com mínimas bastante abaixo da climatologia histórica do mês de dezembro.


Em Santa Catarina, estações meteorológicas oficiais indicaram mínimas de 4,5ºC em Urupema, 4,7ºC em Urubici e 5,9ºC em São Joaquim. Estações automáticas particulares na região mais elevada do território catarinense anotaram marcas ainda menores.

No Rio Grande do Sul, as mínimas hoje cedo foram de 6,1ºC em Cambará do Sul, 6,3ºC em Soledade, 7,1ºC em São Francisco de Paula, 7,2ºC em São José dos Ausentes, 7,6ºC em Vacaria, 7,7ºC em Canela, 7,8ºC em Monte Alegre dos Campos, 8,1ºC em Bom Jesus, 9,1ºC em Herval e 9,8ºC em Muitos Capões.


Mesmo a Grande Porto Alegre teve temperatura baixa no final da madrugada desta quarta. A mínima em Gravataí desceu a 11,8ºC. Na zona Sul de Porto Alegre, a temperatura foi de 14,1ºC hoje cedo.

Com a temperatura muito baixa nos locais de maior altitude entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina houve a formação de geada, o que a MetSul antecipava iria ocorrer. A geada se deu de forma isolada e se concentrou em baixadas, sobretudo do Planalto Sul.

MYCCHEL LEGNAGHI/SÃO JOAQUIM ONLINE

MYCCHEL LEGNAGHI/SÃO JOAQUIM ONLINE

MYCCHEL LEGNAGHI/SÃO JOAQUIM ONLINE

MYCCHEL LEGNAGHI/SÃO JOAQUIM ONLINE

Por que geou a dias do Natal? Geada no final do ano não é frequente, mas não é raro. Dias com geada na metade ou fim de dezembro já foram registrados em outros anos quando o ar está seco e mais frio.

Foi exatamente o que se deu na madrugada de hoje. Uma massa de ar mais frio e seco chegou ao Sul do Brasil entre segunda e ontem com um centro de alta pressão na região do Prata. Com a atmosfera seca e o tempo aberto, o resfriamento noturno foi favorecido.

O resfriamento noturno sob ar seco, céu claro e vento calmo faz com que a temperatura caia mais em zonas rurais e o ar frio que é mais pesado escoe para lugares mais baixos. O efeito é uma queda maior de temperatura em baixadas, onde justamente se deu a geada.

Anúncios