Anúncios

Um grande sistema de tempestade avança pelos Estados Unidos e atinge diversas regiões do país com nevascas, tempestades severas e tornados. Há duas mortes confirmadas até agora. Mãe e filho morreram na passagem de um tornado pelo estado da Louisiana e o risco de tempo severo segue alto no Sul norte-americano.


O mesmo sistema de tempestade, associado a uma frente fria e um enorme ciclone no interior do continente, trouxe condições de nevasca para as Grandes Planícies e a previsão é que a neve atinja os Apalaches e a Nova Inglaterra.

No Norte da Louisiana, um menino foi encontrado morto em uma área arborizada a mais de 800 metros de sua casa na área de Keithville, onde uma violenta tempestade caiu durante a noite ao Sul de Shreveport, disse o xerife da paróquia de Caddo, Steve Prator.

A mãe da criança foi encontrada morta por volta das 2h30 dESTA quarta-feira, uma rua depois de sua casa, disse ele. O pai da criança relatou o desaparecimento de sua casa, que o xerife disse ter sido demolida na tempestade.

Em Farmerville, Louisiana, cerca de 145 quilômetros a Leste de Keithville, cerca de 20 pessoas foram levadas para um hospital, algumas com ferimentos graves, depois que um tornado causou grandes danos a casas móveis e um complexo de apartamentos.

A previsão para esta quarta-feira é de tempestades mais severas. Alertas de tornado foram emitidos na manhã de hoje para partes da Louisiana e do Mississippi, onde trailers em um parque no condado de Sharkey foram reduzidas a pilhas de escombros.

Uma linha de tempestades varrendo o Texas gerou tornados na terça-feira e danificou dezenas de casas e empresas. Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas no subúrbio de Grapevine, em Dallas, disse a porta-voz da polícia, Amanda McNew.

Um possível tornado derrubou o telhado do centro de serviços municipal da cidade e deixou pedaços do telhado pendurados em linhas de energia, disse Trent Kelley, vice-diretor da Grapevine Parks and Recreation.

“Este sistema é notável pelo fato de que vai impactar áreas da Califórnia, na costa do Pacífico, até o Nordeste dos Estados Unidos, no Atlântico”, disse Frank Pereira, meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia em College Park, Maryland, para a agência Associated Press.

Os alertas de nevasca se estendem de Montana até o Oeste de Nebraska e Colorado, e o Serviço Nacional de Meteorologia disse que até 60 centímetros de neve podem cair em áreas do Oeste da Dakota do Sul ao Noroeste de Nebraska.

Os meteorologistas esperam que o sistema de tempestades castigue o Meio-Oeste por dias com gelo, chuva e neve. O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de tempestade de inverno até a tarde de sexta-feira.

Depois de despejar vários metros de neve na Sierra Nevada e provocar fortes chuvas no fim de semana no Sul da Califórnia, a tempestade atingiu as Planícies Centrais, onde o Serviço Nacional de Meteorologia alertou sobre inundações repentinas e condições de nevasca.

GEORGE FREY/AFP/METSUL METEOROLOGIA

GEORGE FREY/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Os ventos fortes da tempestade e a neve pesada forçaram mais fechamentos de estradas na terça-feira em partes do Colorado e Nebraska. Todo o Oeste de Nebraska estava sob alerta de nevasca, de terça a quinta-feira. Os avisos de nevasca estavam em vigor nas áreas do Colorado, Montana, Wyoming e Dakota do Sul.

Quando este sistema de tempestades se afastar da costa Leste no final desta semana, ele terá despejado trinta centímetros ou mais de neve em pelo menos meia dúzia de estados, gerado tornados no Sul e reorganizado a corrente de jato para garantir um final de dezembro mais frio e com mais neve.

Cerca de 2.700 voos foram cancelados na terça-feira nos Estados Unidos devido às condições de nevasca, fortes tempestades e ventos fortes que interromperam as viagens, de acordo com a FlightAware. Após esta tempestade, condições generalizadas de frio mais frio do que a média devem varrer os Estados Unidos de costa a costa no final deste mês.

Anúncios