Anúncios

Geada cobriu os campos em São Joaquim (SC) no amanhecer desta quinta-feira com o frio intenso registrado durante a madrugada no Planalto Sul | Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

Rio Grande do Sul e Santa Catarina registraram frio intenso para esta época do ano na madrugada e no amanhecer desta quinta-feira, inclusive com formação de geada em alguns municípios. Foi o caso da região de São Joaquim, no Planalto Sul Catarinense, onde os campos amanheceram cobertos de gelo hoje cedo.

O frio fora de época, apesar de não ser incomum pela estatística histórica, ocorre pela presença de uma massa de ar frio no oceano. Por isso, a temperatura tem estado mais agradável no Leste do Sul do Brasil enquanto no Oeste as tardes têm sido de forte calor nesta semana.


Em Santa Catarina, como é costumeiro pelo fato de a região ter as maiores altitudes do estado, as mínimas ocorreram no Planalto Sul que pelo segundo dia seguido anotou marcas abaixo dos 5ºC. Veja as mínimas de hoje observadas na rede da Epagri-Ciram em Santa Catarina:

Urubici: 3,2ºC
Bom Jardim da Serra: 4,7ºC
Urupema: 5,1ºC
São Joaquim: 5,8ºC
Bom Retiro: 7,2ºC
Painel: 7,4ºC
Lebon Régis: 8,0ºC
Rio Rufino: 8,3ºC
Lages: 8,3ºC
Fraiburgo: 8,5ºC
Canoinhas: 8,8ºC
Imbuia: 9,0ºC
Papanduva: 9,1ºC
Itaiópolis: 9,2ºC
São Bento do Sul: 9,2ºC
Bocaina do Sul: 9,2ºC
Monte Castelo: 9,3ºC
Campo Alegre: 9,4ºC
Rio Negrinho: 9,4ºC
Mafra: 9,9ºC
Maravilha: 9,9ºC


No Rio Grande do Sul, cidades de várias regiões tiveram entre 12ºC e 13ºC na madrugada e no amanhecer de hoje, entretanto as menores mínimas ocorreram em municípios de maior altitude do Nordeste gaúcho. Veja as mínimas de um dígito hoje no território gaúcho:

São José dos Ausentes: 4,3°C
Vacaria: 7,3°C
Canela: 7,8°C
Farroupilha: 7,8°C
Soledade: 8,4°C
Cambará do Sul: 8,7°C
São Francisco de Paula: 8,8°C
Bom Jesus: 8,6°C
Getúlio Vargas: 9,4°C
Garibaldi: 9,6°C
Caxias do Sul: 9,8°C
Lagoa Vermelha: 9,9°C

Como faltam pouco mais de dez dias para o começo do verão astronômico, as noites são curtas e o número de horas de sol elevado. Com isso, a temperatura muito baixa se limita exclusivamente ao período noturno. Além disso, o perfil mais seco da atmosfera que favorece o forte resfriamento durante a noite também proporciona um muito rápido aquecimento durante o dia e as tardes agradáveis.

O Oeste e o Noroeste do Rio Grande do Sul e o Oeste de Santa Catarina, que são menos impactados pelo ar frio costeiro, têm, inclusive, registrado tardes muito quentes com máximas perto ou acima dos 35ºC, o que vai prosseguir nos próximos dias.

O amanhecer desta sexta-feira vai ser novamente muito frio para esta época do ano nos municípios de maior altitude do Nordeste do Rio Grande do Sul e do Planalto Sul de Santa Catarina. A atmosfera em altitude estará mais seca do que hoje, proporcionando intenso resfriamento noturno que voltará a favorecer geada em áreas de baixadas.

Anúncios