Anúncios

Depois de dias com noites frias e tardes de temperatura baixa para dezembro, paulistano vai enfrentar calor | Roberto Parizotti/Fotos Públicas

Os milhões de moradores da cidade de São Paulo têm enfrentado dias de temperatura baixa nesta semana com sensação de frio. Esta quinta-feira teve 15,2ºC de mínima na estação do Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante de Santana. Ontem, a estação anotou 15,1ºC. A mínima média histórica no local em dezembro é de 18,3ºC.

Na rede da Prefeitura, com estações em muitos bairros da capital paulista, as mínimas têm sido ainda menores. Hoje, por exemplo, o Centro de Gerenciamento de Emergência da prefeitura paulistana registrou 11,5ºC em Marsilac e 12,7ºC em Parelheiros, marcas muito baixas para a cidade de São Paulo a pouco mais de dez dias do começo do verão.

Não apenas as noites têm sido frias na cidade de São Paulo. As tardes, igualmente, estão com temperatura bastante baixa para dezembro. Na terça, a máxima na estação do Mirante de Santana foi de apenas 20,3ºC e ontem de 21,5ºC. Para se ter ideia, são valores abaixo da média máxima de julho de 22,4ºC. A de dezembro é de 27,6ºC.

A explicação para o frio está no oceano. Há uma massa de ar frio sobre o Atlântico Sul, na costa do Sul e do Sudeste do Brasil. O ar frio é impulsionado para o Norte por um centro de baixa pressão também sobre o Atlântico e que traz ar seco e tempo firme para a maior parte do Sul do Brasil e o Mato Grosso do Sul. É a circulação de umidade destes sistemas no ar que traz nuvens e precipitação para pontos das áreas perto da costa nas regiões Sul e Sudeste do país.

Com a atuação do fenômeno La Niña, há uma maior propensão para incursões frias tardias no Sul e no Sudeste e que atingem mais áreas perto da costa nas duas regiões, uma vez que nesta época do ano as trajetórias das massas de ar frio são marítimas e não continentais, pelo interior do continente, como ocorre com as intensas massas de ar polar do inverno.

O frio, contudo, tem vida curta. Já a partir desta sexta a temperatura se eleva mais na cidade de São Paulo com a menor nebulosidade e as máximas passam dos 25ºC em diversos bairros. No fim de semana, que deve ter sol, aquece ainda mais. As máximas passam dos 30ºC no sábado e no domingo com as maiores marcas no domingo que pode ter 32ºC a 33ºC com o ingresso de ar muito quente a partir do Oeste na região da capital paulista.