Anúncios

Mycchel Legnaghi

Quem acordou cedo para colher macela nesta Sexta-Feira Santa encontrou geada sobre os campos no Planalto Sul Catarinense.

Com efeito, o fenômeno se deu na área de São Joaquim. Com efeito, a região teve um amanhecer muito frio no feriado. As mínimas caíram a 1,9ºC em Urupema, 3,1ºC em Urubici e 3,5ºC em Bom Jardim da Serra, de acordo com a Epagri. 


Mycchel Legnaghi

Frio no Paraná

O frio se fez presente também no estado do Paraná. A mínima da sexta foi de 7,6ºC em General Carneiro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Na véspera, a estação do Inmet na cidade paranaense apontou 3,4ºC, a mais baixa até agora no ano no estado. 

E no Rio Grande do Sul 

O Rio Grande do Sul também começou a sexta-feira com frio. As mínimas da madrugada e do amanhecer chegaram na Serra e Campos de Cima da Serra a 7,3ºC em São Francisco de Paula, 7,6ºC em Vacaria, 8,3ºC em Bom Jesus, 8,4ºC em Canela, 8,6ºC em Ausentes, 8,8ºC em Farroupilha, 9,4ºC em Caxias do Sul, 9,5ºC em Lagoa Vermelha e 9,7ºC em Cambará do Sul. No Planalto e no Norte gaúcho, por exemplo, os termômetros indicaram 8,3ºC em Soledade, 8,7ºC em São José do Ouro, e 9,8ºC em Getúlio Vargas. 


Por que a geada?

Um ciclone extratropical que se formou na terça-feira na costa impulsionou ar mais frio pelo Sul do Brasil. Como é comum na atuação de ciclones, a atmosfera seca a Oeste do sistema. Então, com tempo aberto e ar mais seco e frio em altitude, a temperatura caiu muito e se formou a geada.

Previsão 

Por fim, a temperatura segue baixa em áreas de baixada neste fim de semana, mas a tendência é de gradual elevação da temperatura. O final da próxima semana terá, inclusive, calorão no Rio Grande do Sul com máximas ao redor ou acima dos 35ºC, indica a previsão.

Anúncios