A frente fria alcançou a cidade de São Paulo nesta sexta-feira e encerrou uma longa sequência de dias de temperatura elevada e baixa umidade relativa do ar durante a tarde. A temperatura na estação do Mirante de Santana, do Instituto Nacional de Meteorologia, às 15h era de 21,6ºC em comparação com os 29,4ºC do mesmo horário na véspera. A temperatura não superou 23ºC durante a tarde, tendo na véspera atingido 30,1ºC.

Na zona Sul de São Paulo, que sofre mais a influência de ar frio que vem da costa, a temperatura às 15h na estação de SESC Interlagos, também do Instituto Nacional de Meteorologia, era de 21,3ºC. Ontem, no mesmo horário, a medição foi de 30,6ºC depois de alcançar uma máxima de 31,3ºC.

No interior paulista, como se previa, a influência de frente se limitaria ao Sul e ao Leste com o calor persistindo nas demais regiões. Foi o que ocorreu com queda de temperatura no Vale do Ribeira e no litoral. Às 15h, a temperatura variava entre 20ºC e 25ºC na maioria das estações do Sul paulista enquanto no Oeste e no Norte do Estado as marcas estavam perto de 35ºC.

Os termômetros, por exemplo, dentre as várias estações, indicavam no meio da tarde 36,4ºC em Tupi Paulista, 34,6ºC em Nhandeara, 34,5ºC em Andradina, 34,3ºC em Estrela D´Oeste e Dirce Reis, e 34,2ºC em Santa Salete e Nova Granada. Grande número de estações do Oeste, do Centro e do Norte do estado de São Paulo registravam, ademais, marcas de 30ºC a 33ºC.

A chuva entre hoje e amanhã não será volumosa na maioria dos locais do Sul e do Leste de São Paulo, não passando de garoa em alguns municípios. Na maior parte do interior paulista, deve persistir o tempo seco no fim de semana. Mesmo na capital paulista, que terá um sábado com muitas nuvens e períodos de precipitação, espera-se a melhora do tempo no domingo.

Isso porque durante o domingo ar seco e quente vai avançar novamente dominar o estado de São Paulo, trazendo nova elevação da temperatura para cidades que experimentam uma breve trégua do calor hoje e no sábado. Veja nos mapas abaixo como a influência do ar frio é bastante limitada em abrangência no território paulista e como rapidamente vai aquecer de novo.

O começo da semana, inclusive, deve ser muito quente em parte do estado de São Paulo, em especial no Oeste e no Norte do estado, que terá máximas elevadíssimas para o mês de maio e que em alguns pontos podem ficar perto dos 35ºC. Só que o calor não vai durar muito.

Entre quarta e quinta-feira, com a formação de um centro de baixa pressão no Sul do Brasil, ar mais frio vai avançar pelo interior do continente a partir do Oeste, vindo do Mato Grosso do Sul, o que vai instabilizar o tempo com chuva em muitas áreas e trazer queda de temperatura. Por isso, cidades mais a Oeste de São Paulo devem ter madrugadas mais frias com ar frio e seco durante a segunda metade da semana que vem.

A região de Presidente Prudente, por exemplo, experimentará um declínio bastante acentuado da temperatura na próxima quarta-feira, o que pode se dar com algumas rajadas de vento forte. Começará, então, uma sequência de madrugadas amenas ou frias na região com marcas que podem chegar a 13ºC em Presidente Prudente e ainda menores em outros municípios.

Como consultar os mapas

O assinante da MetSul Meteorologia tem acesso a qualquer hora a todos os mapas deste boletim e muitos outros com projeções de chuva acumulada, temperatura, risco de geada, risco de granizo, índices de instabilidade atmosférica para tempestades, gráficos de previsão e muito mais a partir do nosso modelo de alta resolução WRF e os principais modelos meteorológicos internacionais como o norte-americano GFS, o Europeu, o alemão Icon, o canadense e outros. Consulte a nossa seção de mapas e faça a sua assinatura em metsul.com/assine.