Uma massa de ar frio derrubou a temperatura na Argentina e no Uruguai na madrugada desta sexta-feira com marcas negativas em várias províncias argentinas e mínimas de até 3ºC no Sul do Estado. O ar frio é impulsionado por um ciclone extratropical muito intenso de 943 hPa que atua neste momento na região das Ilhas Geórgia do Sul, no extremo Sul do Atlântico, perto da Antártida.

Como o ciclone está muito ao Sul, o núcleo da massa de ar frio permanece sobre a Argentina e não avança muito para o Norte, o que faz com que o resfriamento no Sul do Brasil seja maior no estado do Rio Grande do Sul. Por isso, as mínimas muito baixas hoje em grande número de locais da Argentina enquanto que na parte meridional do Brasil a queda da temperatura foi maior na Metade Sul gaúcha.

De acordo com dados do Serviço Meteorológico Nacional da Argentina, a temperatura hoje caiu abaixo de zero em diversas cidades do interior da província de Buenos Aires. Os termômetros indicaram -4,0ºC em Coronel Suarez, -2,0ºC em Benito Juarez, -1,1ºC em Azul e Olavarria, -0,7ºC em Tandil e -0,5ºC em Bolivar.

O frio se fez sentir com força também na região da capital argentina e proximidades. A mínima no Aeroporto Internacional de Ezeiza foi de 0,6ºC. No Observatório Central da capital argentina, em Villa Ortúzar, a temperatura baixou a 4,6ºC. Em La Plata, a mínima foi de -1,4ºC.

O frio mais intenso se deu na Patagônia com 11,2ºC abaixo de zero em Maquinchao, província de Rio Negro. Bariloche anotou -5,9ºC. Outras mínimas muito baixas na região mais meridional da Argentina foram -6,8ºC em San Antonio Oeste, -6,5ºC em Esquel, -6,2ºC em Perito Moreno, -6,0ºC em Calafate, -5,2ºC em Puerto Madryn, -4,9ºC em Trelew,

No Uruguai, o amanhecer também foi muito frio em diversos departamentos do país. Conforme o Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet), as mínimas desceram a 1,3ºC em Mercedes e 3,8ºC em Durazno. Em Montevidéu, o frio não chegou a ser intenso com mínima de 11,1ºC na estação do Prado.

Aqui no Rio Grande do Sul, as menores marcas no começo desta sexta-feira se deram em áreas do Oeste, da Campanha e do Sul gaúcho, mais próximas do núcleo da massa de ar frio e que estavam com tempo aberto na madrugada e um perfil mais seco da atmosfera. Veja as menores marcas do começo do dia no Rio Grande do Sul:

Herval: 3,2°C
Pinheiro Machado: 4,7°C
Cambará do Sul: 5,4°C
Santana do Livramento: 6,4°C
Encruzilhada do Sul: 6,5°C
Bagé: 6,6°C
Amaral Ferrador: 7,1°C
Jaguarão: 7,1°C
Lavras do Sul: 7,2°C
Piratini: 7,3°C
Canguçu: 7,6°C
Caçapava do Sul: 7,7°C
Cachoeira do Sul: 8,0°C
Vacaria: 8,1°C
Quaraí: 8,4°C
São José dos Ausentes: 8,4°C
Vila Nova do Sul: 8,4°C
Campos Borges: 8,4°C
Pelotas: 8,6°C
São Francisco de Paula: 8,6°C
Espumoso: 8,9°C
São Sepé: 8,9°C
Capão do Leão: 9,0°C
Tapera: 9,1°C
Bom Jesus: 9,2°C
Muitos Capões: 9,4°C
Uruguaiana: 9,4°C
Rio Grande: 9,6°C
Barra do Ribeiro: 9,7°C
Camaquã: 9,7°C
São Gabriel: 9,7°C
Rosário do Sul: 9,9°C

A madrugada deste sábado deve ser a mais fria na maioria das regiões gaúchas pelo tempo mais aberto e a atmosfera seca. No amanhecer deste sábado, as mínimas podem ficar entre 5ºC e 8ºC na Campanha, 7ºC a 9ºC na Grande Porto Alegre, e entre 5ºC e 8ºC na maioria dos municípios dos Aparados da Serra. No Centro do Estado, na região de Santa Maria, marcas de 8ºC a 9ºC ao amanhecer. Já no Noroeste, pode onde estará retornando ar quente e úmido, mínimas de 13ºC a 15ºC no começo do sábado.