Anúncios

O clima não para de produzir surpresas e a mais recente é que o Sul da Califórnia poderá ser atingido por uma tempestade remanescente de um furacão e que pode alcançar a região ainda talvez ainda como uma tempestade tropical. Ciclones tropicais são extremamente raros no estado norte-americano da Califórnia.

O furacão Hilary se intensificou rapidamente na costa do Pacífico do México nas últimas horas. Embora vá enfraquecer mais tarde, os remanescentes de Hilary provavelmente trarão chuvas torrenciais locais e rajadas de vento para partes da Califórnia, incluindo as áreas de San Diego e de Los Angeles, além do Deserto do Sudoeste dos Estados Unidos (Califórnia, Nevada e Arizona).

Hilary está atualmente a várias centenas de quilômetros a Sudeste de Cabo San Lucas, no México, e está se movendo em direção ao Oeste-Noroeste. Um alerta de tempestade tropical está em vigor para o Sul da Península de Baja California, incluindo Cabo San Lucas.

Hilary se intensificou rapidamente de tempestade tropical para furacão de quarta a quinta-feira, e pode atingir a intensidade da categoria 4 nesta sexta ou sábado, sobre o mar e longe de terra firme.

Entre amanhã e o sábado, Hilary deve fazer uma curva sutil, mas importante, chegando perto de pelo menos parte da Península de Baja, no México. Em um estado muito mais fraco, Hilary pode passar perto ou atingir partes da Califórnia no início da próxima semana, enquanto faz a transição para um sistema pós-tropical de baixa pressão.

Isso significa que terá perdido as características de uma tempestade tropical, mas ainda causará impactos potencialmente significativos na Califórnia e em outras partes do Sudoeste dos Estados Unidos.

No domingo de manhã, Hilary estará se movendo sobre águas muito mais frias, perto de 24ºC, a atmosfera ao redor ficará mais seca e estável, e prevê-se que o cisalhamento do vento aumente. É provável que esses fatores causem um rápido enfraquecimento de Hilary, e o Centro Nacional de Furacões está prevendo que Hilary se tornará pós-tropical na manhã de segunda-feira, quando se aproximará da fronteira do México com os Estados Unidos.

No entanto, espera-se que Hilary tenha uma grande circulação com ventos de tempestade tropical que devem se estender por mais de 800 quilômetros no domingo, portanto, embora o enfraquecimento rápido. San Diego pode experimentar vento com força de tempestade tropical.

A preocupação maior para o Sul da Califórnia não é vento e sim chuva. Hilary vai trazer para a região uma quantidade impressionante de umidade para o interior do Sudoeste dos Estados Unidos no início da próxima semana. Chuvas generalizadas de 50 mm a 100 mm são possíveis em grande parte do Sul da Califórnia. Algumas áreas podem ter 200 mm a 300 mm.

O mapa acima mostra a projeção de chuva do modelo norte-americano GFS processado pela MetSul Meteorologia para o Oeste dos Estados Unidos em que se observa a tendência de chover demais no Sul da Califórnia com volumes de mais de um ano em poucos dias.

Há também o potencial de muitos raios, que serão capazes de iniciar incêndios florestais. Em agosto de 2020, os remanescentes da tempestade tropical Fausto levaram a uma onda de raios na Califórnia e, eventualmente, a incêndios florestais. Desta vez, as condições de seca estão quase ausentes na Califórnia em comparação com as condições de seca moderada a severa generalizadas que prevaleceram em 2020.

Outro risco é de graves inundações repentinas nas áreas de deserto do Sudeste dos Estados Unidos. Os volumes podem ser muito altos pela climatologia histórica e mesmo uma chuva moderada pode gerar perigosas e repentinas inundações em áreas desérticas.