Anúncios

Protección Civil

O frio mata e provoca apagão no México. A mesma onda extraordinária de frio que assola os Estados Unidos atinge o território mexicano com marcas polares. Subiu para 14 o número de mortos hoje no México em razão do frio, muitos em Ciudad Juarez.

Coahuila foi um dos estados mexicanos mais castigados pelo frio extremo. A cidade de Monclova registrou -10,0°C, sua temperatura mais baixa de todos os tempos, e 0,5°C abaixo do recorde estabelecido em 1962, 1983 e 2011. Também fez -10°C em Piedras Negras e Ciudad Juarez, -8°C em Nuevo Laredo, e -5°C Reynosa e Matamoros.

Uma histórica nevada atingiu diferentes pontos da área metropolitana de Monterrey, como Apodaca, Escobedo, e San Nicolás o San Pedro. Os mexicanos “inundaram” as redes sociais com fotografias e vídeos da neve em suas cidades. 

O México enfrenta cortes no serviço de eletricidade devido a problemas de geração por falhas no abastecimento de gás do Texas, Estados Unidos, onde a onda de frio incomum também deixa milhões sem energia.

O operador do sistema elétrico mexicano, Cenace, mantinha um alerta e fazia cortes rotativos que afetavam os Estados de Chihuahua, Coahuila, Tamaulipas e Nuevo León, todos fronteiriços com o Texas e com forte presença de grandes indústrias..


O Centro Nacional de Controle de Energia realizou ontem cortes de luz “rotativos e aleatórios”, de 15 a 30 minutos, em 26 estados do país, afectando a 3,2 millones de usuários.

Os apagões ocorreram em Aguascalientes, Colima, Estado de México, Guanajuato, Guerrero, Jalisco, Michoacán, Nayarit, Puebla, Querétaro, San Luis Potosí y Zacatecas, dentre outros. 

Anúncios