Frio de 6ºC a 7ºC é esperado ao amanhecer com marcas em torno de 10ºC no Centro no começo da manhã desta quinta-feira em Porto Alegre | ALEX ROCHA/PMPA

Frio intenso e geada em diversas regiões vão marcar o começo da quinta-feira no Rio Grande do Sul. O acentuado resfriamento será favorecido pela abertura do tempo com céu claro depois que uma massa de ar seco e frio tomou conta do território gaúcho nesta quarta-feira, abrindo o tempo com sol, depois de um começo de dia com muitas nuvens e mesmo chuva e garoa em algumas regiões, como foi o caso de Porto Alegre.

A massa de ar frio não é de forte intensidade, mas a quinta-feira começará muito fria porque o perfil da atmosfera vai estar seco e o tempo muito aberto, o que proporciona uma queda maior da temperatura durante a noite. São esperadas marcas de um dígito generalizadas no Rio Grande do Sul no amanhecer desta quinta com a maioria dos municípios apresentando mínimas abaixo de 5ºC e algumas cidades até marcas negativas.

Por regiões, a previsão de mínimas indica que a Campanha e o Sul gaúcho devem ter 2ºC a 5ºC na maioria dos municípios. Na Serra do Sudeste, chance de marcas negativas em baixadas, mas, no geral, marcas de 1ºC a 3ºC. No Centro do Estado, pode fazer 5ºC a 6ºC em Santa Maria e em Santa Cruz do Sul. Porto Alegre deve anotar mínima ao redor de 6ºC a 7ºC em Porto Alegre, mas em pontos da área metropolitana pode fazer 4ºC a 5ºC, como as zonas rurais de Viamão, Novo Hamburgo e Gravataí.

Na Serra Gaúcha, nas áreas de Gramado e Caxias do Sul, a quinta deve começar com 3ºC a 4ºC. porém com marcas de 0ºC a 2ºC em baixadas. Nos Aparados da Serra, haverá grande diferença de microclimas também. Baixadas na região de São José dos Ausentes podem ter marcas tão baixas ao amanhecer quanto -4ºC a -2ºC, mas em pontos mais altos (topos) a temperatura ficará entre 1ºC e 2ºC.

Já no Planalto Médio, a quinta-feira também deve amanhecer com muito frio. A previsão é de mínimas de 2ºC a 5ºC na maioria dos municípios, mas em baixadas marcas ao redor de 0ºC e até negativas. No Noroeste gaúcho, por sua vez, marcas ao amanhecer de 4ºC a 6ºC, mas em torno de 0ºC a 1ºC nas baixadas.

Com marcas abaixo de 5ºC em parte do Rio Grande do Sul no amanhecer desta quinta, previsão é de geada em grande número de municípios. Em alguns pontos, a formação de nevoeiro ou neblina pode frustrar a ocorrência da geada. Em baixadas da Metade Norte, a geada poderá ser moderada a forte. O frio vai se fazer sentir cedo ainda em cidades catarinenses e paranaenses que terão geada em alguns pontos. Veja a projeção de geada para o amanhecer desta quinta pelo modelo canadense, disponível ao assinante na seção de mapas.

O amanhecer da sexta-feira vai voltar a ser frio no Rio Grande do Sul e com marcas muito baixas e geada ainda em algumas cidades. As baixadas dos Campos de Cima da Serra, por exemplo, podem voltar a anotar marcas negativas com enormes diferenças de temperatura entre os microclimas locais, uma vez que pelo ingresso de ar mais quente em altitude as mínimas não devem ser baixas em pontos altos.

No geral, as mínimas tendem a ser mais altas que as desta quinta-feira à medida que a massa de ar frio começa a enfraquecer e ar mais quente toma conta do território gaúcho. Por isso, a tarde da sexta-feira será de marcas agradáveis com previsão de máximas ao redor de 20ºC em muitas cidades. Será o caso de Porto Alegre que na sexta deve ter sol com mínima de 8ºC e uma máxima de 19ºC.