Massa de ar frio traz dia de temperatura baixa para fevereiro hoje na Serra | EDIMILSON WATZLAVICK

Rio Grande do Sul teve frio em diversas cidades no começo desta quarta-feira, apenas 36 horas depois de o calor ter atingido marcas acima de 40ºC com sensação térmica que chegou aos 45ºC na tarde da segunda-feira. Cidades da Metade Sul, principalmente, começaram esta quarta-feira com temperatura muito mais baixa que o habitual no mês de fevereiro.

O tempo frio fora de época é consequência de uma massa de ar frio associada a um centro de alta pressão de 1.024 hPa que está na altura do Rio da Prata. A massa de ar frio foi impulsionada por um grande ciclone extratropical que está muito ao Sul do Atlântico e ingressou após a passagem de uma frente fria que provocou chuva generalizada no Rio Grande do Sul.

As menores temperaturas no começo desta quarta-feira se deram em cidades do Sul gaúcho, da Campanha e da fronteira com o Uruguai, onde o tempo estava aberto pela atmosfera seca enquanto a Metade Norte do estado seguia com muitas nuvens pela atuação da frente fria.

De acordo com dados de estações automáticas oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, até às 7h, as mínimas desta quarta-feira foram de 11,6ºC em Livramento; 11,8ºC em Bagé; 12,4ºC em Jaguarão; 12,8ºC em São José dos Ausentes; 12,9ºC em Canguçu; e 13,2ºC em Quaraí.

Já estações automáticas particulares indicaram mínimas de 10,4ºC em Herval; 11,4ºC em Pinheiro Machado; 12,8ºC em Lavras do Sul; 13,3ºC em São José dos Ausentes, Cambará do Sul, Caçapava do Sul e Uruguaiana; 13,8ºC em São Francisco de Paula; e 13,9ºC em Canela.

O dia será muito agradável no Rio Grande do Sul pela influência da massa de ar frio. As máximas ficam abaixo do que é normal para esta época do ano. Na Serra, inclusive, pela maior presença de nuvens e instabilidade em diferentes pontos, a temperatura à tarde fica abaixo dos 20ºC em muitas cidades com registros de apenas 15ºC a 16ºC em cidades dos Aparados.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.