O município catarinense de São Joaquim teve mínima hoje de 1,4ºC com formação de geada. Foi a menor temperatura no mês de janeiro desde a abertura da estação em 2008, batendo o menor registro anterior de 2,1ºC em janeiro de 2013. Outros pontos de Santa Catarina também anotaram frio fora de época na madrugada desta terça-feira com 4,2ºC no Morro da Igreja, 5,6ºC em Bom Jardim da Serra, 6,4ºC em São Joaquim, 7,1ºC em Rio Rufino e 7,9ºC em Urubici.

No Rio Grande do Sul, os termômetros anotaram 7,7ºC em Vacaria, 8,4ºC em Ausentes, 9,3ºC em Bom Jesus e Lagoa Vermelha, 10,6ºC em Canela, 10,7ºC em Serafina Correa, 11,0ºC em Cambará do Sul e 11,2ºC em Passo Fundo. Grande parte dos municípios do Planalto Médio e Alto Jacuí anotou entre 11ºC e 13ºC na madrugada de hoje. Mesmo em cidades que não são de maior altitude esfriou bastante na madrugada com 13,1ºC em Santa Rosa e 13,4ºC em Livramento.

O mapa traz as anomalias de temperatura hoje de madrugada no Sul do Brasil com valores abaixo da média histórica na maior parte da região. É a circulação de umidade do centro de alta pressão no oceano associado à massa de ar frio que traz nuvens do mar pro continente com chuva e garoa localizada no Leste do Rio Grande do Sul, inclusive em Porto Alegre.

Nos próximos dias, sobretudo no final desta semana, são esperadas novas madrugadas de temperatura baixa, uma vez que entre quinta e sexta-feira se espera o ingresso de ar mais frio e seco que manterá as noites frias a amenas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.