Anúncios

Se o entardecer da terça foi lindo, o amanhecer de hoje não ficou por menos. Assim o sol raiou em Novo Hamburgo na quarta-feira. Uma pintura! Com o céu em tons de amarelo, laranja, azul e rosa. Espetáculo celestial que se repetiu em várias outras cidades pela presença de nuvens altas do tipo Cirrus.


Alexandre Pinto

E foi mais uma madrugada fria. O Rio Grande do Sul anotou o sétimo dia seguido de temperatura negativa com mínima de -1,3ºC em São José dos Ausentes. Em Porto Alegre, a mínima foi de 6,7ºC no Lami. O que chamou muito a nossa atenção no amanhecer de ontem foram as diferenças absurdas de temperatura entre microclimas por conta do tempo aberto, seco, com vento calmo e ingresso de ar quente em altitude. Em baixadas, o ar frio (mais denso e pesado) se concentra e são criados verdadeiros “poços de frio”. Em Pelotas, às 7h, estação bairro Colina (altitude de 10 metros) registrava 4ºC enquanto na sede da Embrapa (60 metros) fazia 12ºC. Em Porto Alegre, na mesma hora, o Lami tinha 7ºC e o alto do Morro da Polícia (290 metros) 12ºC. Em Ausentes, fazia 8ºC na estação do Instituto Nacional de Meteorologia que está sobre um morro, porém em estação de baixada a temperatura era de 1ºC negativo. Em São Joaquim, no começo da manhã, havia estações reportando 4ºC negativos e outras até 12ºC. No Planalto Sul Catarinense, a quarta-feira amanheceu com 6ºC negativos em Bom Jardim da Serra.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas


Nesta quinta-feira, primeiro dia do inverno astronômico, o sol aparece com nuvens  no Rio Grande do Sul, mas frente fria avança com aumento da nebulosidade e chuva irregular, uma vez que em várias cidades mais ao Norte do Estado pode sequer chover. Áreas de instabilidade se formam com chuva e trovoadas ainda na madrugada sobre o Uruguai e o Centro da Argentina, alcançando o Sul e parte do Oeste do Rio Grande do Sul ainda durante a manhã. A Capital terá instabilidade na segunda metade do dia. No geral, os volumes de chuva no Estado devem ser muito baixos. Faz frio cedo e durante o dia a temperatura estará amena a agradável com maior aquecimento na Metade Norte.

Anúncios