Anúncios

O ingresso de uma massa de ar frio trouxe temperatura baixa na madrugada desta terça no Rio Grande do Sul. Os termômetros indicaram 4,7ºC em Santa Rosa e Pinhal da Serra, 4,8ºC em Vacaria, 5,0ºC em Ausentes, 5,1ºC em Bom Jesus, 5,6ºC em Erechim, 5,8ºC em Passo Fundo e Lagoa Vermelha, 6,0ºC em Frederico Westphalen, 6,3ºC em Soledade, 6,5ºC em Quaraí, 7,8ºC em Livramento e 7,9ºC em Pelotas. Em Santa Catarina fez 2,1ºC no Morro da Igreja. Essa massa de ar seco e frio garante uma terça-feira ensolarada no Rio Grande do Sul e em quase todo o Sul do Brasil, com céu claro em muitas áreas, mas no Extremo Sul gaúcho (região do Chuí) se espera aumento de nuvens e chance até de chuva ou garoa. À noite, volta a esfriar acentuadamente.

A quarta-feira terá o predomínio do sol no Rio Grande do Sul e o amanhecer será tão ou mais frio que o de hoje na maioria das cidades do Estado. Grande parte dos municípios irá ter mínimas de 5ºC a 10ºC, mas as áreas de baixada das regiões de maior altitude vão ter marcas inferiores a 5ºC com possibilidade de geada fraca e localizada. As mínimas podem ficar ao redor de 0ºC em pontos dos Campos de Cima da Serra. No geral, onde estão as principais áreas agrícolas, não deve gear. Os mapas abaixo, disponíveis na seção de mapas, mostram as projeções de geada para a madrugada de quarta dos modelos WRF e canadense.



Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Apesar do amanhecer frio, a tarde de quarta terá maior elevação da temperatura e vai fazer calor em algumas regiões, como o Noroeste. Na quinta, sol e nuvens no Rio Grande do Sul em um dia quente com tarde de calor, mas até o fim do período frente fria traz chuva para pontos do Oeste e do Sul com risco de temporais muito isolados. Na sexta, a frente avança pelo Estado e traz chuva para a maioria das regiões com os volumes mais altos na Metade Norte, onde pode chover localmente forte com raios e trovoadas. Não se descarta a possibilidade de temporais, mas se ocorrem serão muito mais localizados que no último domingo e com maior potencial para granizo localizado que ventania. A chuva afeta vários pontos de Santa Catarina e do Paraná também na sexta.

Anúncios