A sequência de dias gelados agrava ainda mais a já combalida economia da Argentina. A alta demanda doméstica para calefação fez com que se ampliassem os cortes na oferta de gás para a indústria do país vizinho. As restrições ao setor industrial que estavam em 15 milhões de metros cúbicos diários saltaram para 35 milhões nos últimos dias, cerca de 60% da demanda das indústrias. O dólar alto agrava o problema da oferta de gás para os grandes consumidores. O frio não dará trégua aos argentinos e deve aumentar nesta reta final da semana. Hoje, os termômetros marcaram mínimas negativas generalizadas no Centro e o Sul do país: -8,8ºC em Malargue (Mendoza), -6,2ºC em Neuquen, -6,0ºC em Maquinchao e Villa Reynolds, -5,3ºC em Santa Rosa, -5,2ºC em General Pico, -3,9ºC em Bahia Blanca, -3,5ºC em Mar del Plata e Bariloche, -3,2ºC em Rosário, -2,8ºC em Mendoza e -2,7ºC em Ezeiza, dentre outros tantos registros de marcas abaixo de zero. O centro de alta pressão está exatamente sobre o centro argentino, o que explica a força do frio na região na madrugada desta quinta.


No Uruguai, o frio também foi muito intenso. As estações estatais indicaram marcas abaixo de zero em grande parte do país. Fez -4,5ºC em Mercedes, -4,2ºC em Florida, -3,0ºC em Durazno, -2,3ºC em Rocha, -1,8ºC em Paysandu, -1,6ºC em Carrasco, -1,2ºC em Paso de los Toros e -0,8ºC em Melilla (Montevidéu). Uma estação automática acusou -5,1ºC em Pando.


O ar polar que avança pela Argentina e o Uruguai alcança o Rio Grande do Sul. Hoje, a mínima no Estado foi de 2,3ºC no Chuí. Como o ar frio não progride muito para Norte no Sul do Brasil, o resultado é instabilidade aqui na região. Muita chuva em Santa Catarina e no Paraná, e aqui chuva e frio. Os gaúchos tiveram ontem (foto de Mauro Schaefer Correio do Povo acima) e novamente têm hoje tempo cinzento, úmido, chuvoso e frio na maioria das regiões, inclusive em Porto Alegre, o que se repetirá amanhã. O inverno, assim, começará com chuva e frio às 2h04 da madrugada desta sexta. O tempo melhora no fim de semana com madrugadas ainda mais frias, sobretudo no domingo, quando pode gear em diversas regiões. A excelente notícia é que a intensificação do frio noturno no fim de semana vai se dar pelo ingresso de ar mais seco e de alta pressão, o que vai proporcionar o retorno do sol e também tardes com temperatura mais amena.