Anúncios

Frio abaixo de zero no Sul do Brasil trouxe amanhecer congelante em Bom Jesus | Adelino Andrade

Frio abaixo de zero no Sul do Brasil marcou o começo desta terça-feira. Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná começaram o dia com marcas negativas e ocorrência de geada em diversas localidades, consequência da massa de ar seco e frio de alta pressão atmosférica que foi impulsionada por um ciclone extratropical no Oceano Atlântico e que foi responsável pela ventania no território gaúcho entre domingo e ontem.

No Rio Grande do Sul, termômetros indicaram -2,9ºC em São José dos Ausentes, -2,7ºC em Vacaria, -2,3ºC em São José do Ouro, -1,8ºC em Getúlio Vargas, -1,5ºC em Soledade, -1,4ºC em Lagoa Vermelha, -1,0ºC em Canela, e -0,5ºC em Bom Jesus e Marau. Já na Grande Porto Alegre, a menor temperatura foi de 3,8ºC na Lomba Grande, área rural de Novo Hamburgo. Foi a menor marca no local até agora neste ano.


Paisagem branca pela forte geada em Bom Jesus | Adelino Andrade

Com a temperatura abaixo de zero, a geada tomou conta da vegetação em diversas áreas do Rio Grande do Sul, especialmente em municípios da Metade Norte que registraram as menores mínimas nesta terça-feira. Nos Campos de Cima da Serra, a geada foi muito forte e espessa em alguns municípios, como Bom Jesus. Houve ainda congelamento em consequência do frio abaixo de zero.


Em Santa Catarina, grande número de cidades registrou marcas negativas no amanhecer desta terça-feira. As estações da Epagri-Ciram registraram, por exemplo, mínimas hoje cedo de -5,1ºC em Urupema, -3,5ºC em Ponte Alta do Norte, -2,5ºC em Frei Rogério, -2,0ºC em Caçador, -1,8ºC em Monte Castelo, -1,5ºC em Bom Retiro, -1,4ºC em Rio Rufino, -1,3ºC em Itaópolis, -1,1ºC em Itaiópolis e Canoinhas, -1,0ºC em Otacílio Costa, e -0,3ºC em Maravilha e em Videira. A geada foi muito forte e branqueou a paisagem do Planalto Sul Catarinense em razão do frio intenso do início do dia.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Paisagem branca da geada no amanhecer de hoje em Urubici (SC) | Refúgio do Sol Campestre/Divulgação

São Joaquim também teve forte geada | Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

O Paraná, especialmente no Planalto de Palmas, também começou a terça-feira com os termômetros abaixo de zero. Municípios como Guarapuava, Palmas e General Carneiro tiveram mínimas negativas. Em General Carneiro, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou mínima de 3,3ºC abaixo de zero.

Anúncios