Anúncios

Amanhecer de hoje no Rio Grande do Sul teve temperatura muito baixa para dezembro em algumas cidades gaúchas e marcas de até um dígito na Campanha | ROSINARA FERREIRA

Frio para dezembro depois da onda de calor que trouxe temperatura acima de 40ºC. Uma massa de ar mais frio e seco ingressou no Rio Grande do Sul nas últimas horas e trouxe marcas baixas para esta época do ano na madrugada desta terça-feira. A previsão é de valores ainda abaixo da média de dezembro nas próximas madrugadas.

Em Quaraí, onde na sexta-feira a temperatura chegou a 40,5ºC, a mínima de hoje foi de apenas 12,3ºC. Santana do Livramento, que anotou 37,0ºC no final da última semana, teve uma mínima hoje de 12,9ºC. Em Dom Pedrito, que registrou 36,7ºC na sexta, o dia amanheceu hoje com 11,5ºC.


Mais frio na região da Campanha e no Sul gaúcho. Em Bagé, cuja máxima da sexta-feira foi de 36,7ºC, mínima de um dígito hoje com 9,9ºC. Em Jaguarão, que bateu em 37,7ºC na sexta, o dia amanheceu nesta terça com 11,9ºC.

As mínimas desta terça-feira nas estações oficiais foram baixas ainda em Canguçu com 11,6ºC, 12,5ºC em Encruzilhada do Sul, 13,4ºC no Chuí e Caçapava do Sul, 13,5ºC em Santa Maria e 13,7ºC em São Gabriel.


A temperatura caiu ainda em estações oficiais da Serra e do Planalto com marcas hoje cedo de 10,5ºC em São José dos Ausentes, 10,8ºC em Vacaria, 11,6ºC em Canela, 12,0ºC em Cambará do Sul, e 12,6ºC em Soledade.

Marcas ainda menores no estado foram observadas em estações automáticas particulares com 8,8ºC em Herval, 9,9ºC em São José dos Ausentes, 10,3ºC em Pinheiro Machado, 10,6ºC em Cambará do Sul, 10,8ºC em Bom Jesus, 11,2ºC em Muitos Capões e 11,5ºC em Gramado.

Com o tempo aberto e a atmosfera seca, a previsão é que as mínimas sigam abaixo do que é normal para esta época do ano durante a segunda metade desta semana. As menores mínimas devem ocorrer na Serra e nos Campos de Cima da Serra com o ar mais seco na região.

Mesmo a possibilidade de geada não é afastada. O modelo canadense indica a possibilidade de formação de geada na madrugada desta quarta em pontos entre os Campos de Cima da Serra, do Rio Grande do Sul, e o Planalto Sul Catarinense. Se ocorrer, o fenômeno se dará de forma isolada e em baixadas.

Marcas de um dígito podem ocorrer nestas localidades de maior altitude do Nordeste do Rio Grande do Sul e não se pode descartar mínimas ao redor ou abaixo de 5ºC na área de São José dos Ausentes.

Na Grande Porto Alegre, as noites no restante desta semana também devem ser amenas para a metade de dezembro. A estação do Jardim Botânico, na capital, deve anotar mínimas entre 15ºC e 17ºC nesta quarta e na quinta, elevando-se a partir de sexta. Na área metropolitana, as mínimas podem descer a 12ºC ou 13ºC.

Anúncios