O Estado teve hoje o segundo dia mais quente do inverno. A máxima de 35,9ºC na estação da MetSul Meteorologia no Morro do Espelho, em São Leopoldo, a maior do Rio Grande do Sul nesta terça, por pouco não alcançou os 36,0ºC na mesma estação em 24 de agosto que foi a maior marca anotada no território gaúcho naquele dia. Ao contrário do senso comum, calorão nesta época não é fora do comum. Dias muito quentes em setembro, não se espante, são normais e ocorrem quase todos os anos.
Para grande parte do Estado, contudo, o calor vai embora por um breve período nesta quarta-feira devido a um sistema frontal. Uma frente fria responsável por trazer chuva forte e temporais no Uruguai no dia de hoje (fotos abaixo) e que já derrubou a temperatura para 13ºC no começo da noite desta terça no Chuí, durante a quarta avança pelo Rio Grande do Sul.
Nuvens carregadas avançaram sobre Punta del Este, em Maldonado, com a chegada da frente – Marcelo Umpierrez
Região de Punta del Este teve chuva forte com trovoadas e fortes rajadas de vento durante o dia de hoje – Alex Saban
Radical mudança do tempo ocorrida no famoso balneário uruguaio de La Paloma nesta terça – La Paloma Hoy
Virada do tempo hoje na cidade do interior uruguaio de Young teve nuvens carregadas – Yimmy Sivoplas
Capital Montevidéu também enfrentou condições de temporal no dia de hoje devido à frente fria – Javier Kuropatwa
Temporal em Montevidéu trouxe chuva forte para cidade com registro de alagamentos em algumas ruas – Pablo Salamano
Frente fria traz chuva desde cedo para o Extremo Sul e fronteira com o Uruguai nesta quarta-feira, inclusive forte a torrencial em alguns pontos. Nas demais regiões, o dia ainda começará quente e seco, mas depois o tempo muda. Primeiro com vento, que pode ser forte, e após com chuva que não se afasta possa ser localmente forte. A temperatura desaba ao longo do dia no Centro, Oeste, Sul e Nordeste do Estado com ingresso de ar frio. Pontos mais ao Norte e o Noroeste gaúcho, próximos de Santa Catarina, devem ter chuva só quinta e seguem com calor. Com isso, haverá locais do Norte do Estado com 30ºC hoje à tarde e outras no Sul gaúcho com apenas 10ºC na mesma hora. Porto Alegre começará a quarta-feira com ar quente na madrugada, mas terminará o dia com frio ao redor de 13ºC. No Uruguai, o tempo melhora nesta quarta e segue bom quinta.
Fim de tarde desta terça-feira de calor teve o sol e nuvens altas no Vale do Sinos – Jeany Muracami/Jornal NH/GES
Já no Rio Grande do Sul, vai seguir a “bagunça” na atmosfera na segunda metade desta semana. Na quinta, a frente já semi-estacionária sobre o Rio Grande do Sul atuará do Centro para o Norte do Estado com chuva que pode ser volumosa em muitos locais. O alerta vale para a área de Porto Alegre. Fará frio e o dia terá cara de inverno no Estado com marcas baixas à tarde. Ocorre que entre sexta-feira e o sábado a frente semi-estacionária deve recuar para o Sul, com avanço de novo de ar muito quente de Norte. Por isso, ainda chove do Centro para o Sul do Estado na sexta-feira, mas abre o tempo sábado, quando vai esquentar, de novo, bastante. Vai fazer calor no fim de semana, sobretudo no domingo que deve ser mais quente.