Anúncios

Frente fria trará um domingo chuvoso em São Paulo (foto) e levará instabilidade a muitas áreas do Sudeste no fim de semana e no começo da semana que vem | CRIS FAGA/NUR´PHOTO/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Frente fria vai levar chuva neste fim de semana ao Sul, Centro-Oeste e ao Sudeste do Brasil, antecipa a MetSul Meteorologia. O sistema frontal será impulsionado por uma massa de ar frio mais forte e estará associado a uma área de baixa pressão no Atlântico Sul a Leste da Argentina.

Neste sábado, à medida que o ar mais frio avança, a atmosfera se instabiliza com chuva em pontos da Metade Norte gaúcha e em muitas cidades de Santa Catarina e do Paraná. O sistema frontal induz instabilidade ainda no Centro-Oeste e no Sudeste com pancadas de chuva localizadas que vão ocorre principalmente da tarde para a noite.

No domingo, com ingresso de ar mais seco e frio, o sol predomina no Rio Grande do Sul. Pode ainda chover em pontos da Serra, Aparados e Litoral Norte na primeira metade do dia, mas depois o sol aparece nestas regiões no decorrer do dia.

Santa Catarina e o Paraná ainda devem ter chuva em várias cidades no domingo, em especial no Paraná e no Leste catarinense, mas a chegada de ar mais seco e frio a partir do Oeste já proporciona a melhora do tempo em muitas cidades ao longo do dia.

A frente fria traz chuva em grande parte do estado de São Paulo no domingo assim como no Rio de Janeiro e no Oeste, Centro e o Sul de Minas Gerais. A instabilidade alcança até de noite o Sul do Espírito Santo.

No Centro-Oeste, por sua vez, pancadas em vários pontos de Goiás e do Mato Grosso, mas isoladas durante o domingo. No Mato Grosso do Sul, tempo firme na maioria das áreas com instabilidade isolada principalmente perto de Goiás, São Paulo e o Mato Grosso.

Frente fria nas capitais

Porto Alegre deve ter aumento de nuvens, abundante nebulosidade e chance de precipitação na forma de chuva e/ou garoa neste sábado, porém com baixos volumes que não vão interferir no nível do Guaíba. O vento Sul, ao contrário, terá uma influência no nível. No domingo, o tempo estará aberto com sol. Florianópolis terá sol, nuvens e chance de precipitação passageira no fim de semana com tempo melhor no domingo. Curitiba terá fim de semana de muitas nuvens com chuva tanto no sábado como no domingo.

Projeção de chuva para o sábado do modelo meteorológico alemão Icon | METSUL

Projeção de chuva para o domingo do modelo meteorológico alemão Icon | METSUL

Projeção de chuva para a segunda do modelo meteorológico alemão Icon | METSUL

A cidade de São Paulo terá um sábado de sol e nuvens, não se afastando chuva até o fim do dia. Já o domingo será de muitas nuvens e com registro de chuva. Na cidade do Rio de Janeiro, sol e calor no sábado. Domingo começa com tempo bom, mas as nuvens aumentam e chove com vento. Em Belo Horizonte, sol e nuvens e calor. Não se afasta chuva na capital mineira na segunda metade do domingo. A influência da frente em BH será maior na segunda que tende a ser chuvosa.

Volumes de chuva

Os volumes de chuva na passagem desta frente, felizmente, devem ser baixos no Rio Grande do Sul. Na grande maioria das cidades gaúchas nem deve chover com a frente trazendo apenas nuvens e a mudança do vento para o quadrante Sul. O mapa abaixo mostra a projeção de chuva até o final da segunda-feira pelo modelo alemão Icon.

METSUL

Como se observa, os maiores volumes de chuva trazidos por esta frente no Centro-Sul do Brasil tendem a ocorrer no Paraná e em diferentes áreas do Sudeste do Brasil com acumulados de 30 mm a 50 mm em diversas localidades. Estes volumes mais altos vão se dar no Leste paranaense, interior de São Paulo e no Centro-Sul de Minas com caráter isolado.

Uma vez que a frente vai avançar sobre ar tropical quente e úmido, não se pode afastar a possibilidade de temporais muito isolados no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil neste fim de semana e na segunda com chuva forte de curta duração, rajadas de vento forte e queda de granizo.

Como consultar os mapas

Os mapas de chuva podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas a qualquer hora. A plataforma oferece mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.